• ASPECTOS DA SITUAÇÃO SOCIOLINGÍSTICA DOS APINAYÉ DE RIACHINHO E BONITO

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • A ESTRUTURA DOS NOMES EM APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • A ESTRUTURA DO VERBO EM APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • A SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DOS APINAYÉ DE MARIAZINHA

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE A AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • ASPECTOS DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR BILÍNGUE DOS APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • O TRATAMENTO DOS EMPRÉSTIMOS NA LÍNGUA APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • INTERDISCIPLINARIDADE X INTERCULTURALIDADE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR APINAYÉ BILINGUE E INTERCULTURAL

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • REFLEXÕES SOBRE A FONOLOGIA DA LÍNGUA APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR APINAYÉ NA PERSPETICA BILINGUE E INTERCULTURAL

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • ÍNDIOS DO TOCANTINS: ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ BILINGUE E INTERCULTURAL

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • A ORDEM DOS NOMES, VERBOS E MODIFICADORES EM APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA PEALS CRIANÇAS APINAYÉ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • Pesquisas em Linguagem e Demandas do Ensino Básico

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • aprontamentos sobre transculturalidade e transdisciplinareidade na perspectiva da educação escolar indígena

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • DIALOGOS TRANSDISCIPLINARES E IDENTIDADE-AS INFLUÊNCIAS DO PORTUGUÊS NA LINGUA KRAHÔ

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA - A CAMINHO DA TRANSDISCIPLINARIDADE

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA KRAHÔ_DIÁLOGOS INTERCULTURAIS

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • REVISTA TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • SEVERINA AVES DE ALMEIDA FRANCISCO EDVIGES ALBUQUERQUE MARIA JOSE DE PINHO

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!
  • Interpretação como exercício no ensino bilíngue indígena: reflexões acerca de experiências interculturais em Ka’apor e Apinayé

    CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA!!!

    A presente discuss.o considera a interpreta..o no ensino bil.ngue nas escolas ind.genas dos Ka'apor, povo que fala a l.ngua Ka'apor do subramo VIII da Fam.lia Tup.-Guaran. (RODRIGUES, 1986), na .rea ind.gena Alto Turia.u no Maranh.o, e dos Apinay., habitantes do norte do Estado do Tocantins, povo ind.gena remanescente dos Timbira, cuja l.ngua . pertencente ao Tronco Lingu.stico Macro-J. e . Fam.lia Lingu.stica J. (RODRIGUES, 2002, p.18). O estudo nessas duas comunidades ind.genas brasileiras considera, de um lado, aspectos relativos ao exerc.cio de transitar conceitos entre l.nguas minorit.rias – as ind.genas –, com forte uso oral em suas pr.ticas sociais e, de outro, uma l.ngua de prest.gio – o portugu.s –, de tradi..o escrita, em contexto de educa..o bil.ngue. As reflex.es baseiam-se na tradu..o textual de Hurtado Albir (2001) e abrangem as an.lises sobre a tradu..o de base filos.fica em Ricoeur (1996), as rela..es de bilinguismo (GROSJEAN, 2010) e de interculturalidade (MATO, 2008).