Severina Alves de Almeida investiga a Situação Sociolinguística das comunidades indígenas


25/03/2015

Severina Alves de Almeida, ex-bolsista de mestrado do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena /CAPES/SECADI/INEPUFT/Edital 001/2009/Projeto 014, A Educação escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngüe e Intercultural. Realizou sua  pesquisa de mestrado, com o projeto intitulado: A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural: um Estudo Sociolinguístico das Aldeias São José e Mariazinha.  O objetivo da pesquisa foi estudar, discutir e analisar a Educação Escolar Indígena Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural das escolas Mãtyk e Tekator, respectivamente, das aldeias São José e Mariazinha, investigando a Situação Sociolinguística das comunidades. A finalidade da referida pesquisa foi analisar a atitude dos Indígenas em relação às duas línguas em contato, Apinayé e Português, identificando usos e funções de cada uma delas de acordo com os domínios sociais das aldeias e das diferentes interações intragrupo e intergrupo, considerando o papel que desempenha a educação escolar nesse contexto.

Atualmente, Severina Alves de Almeida é bolsista de CAPES no Programa de Pós Graduação em Linguística no Departamento de Lingüística, Português, Línguas Clássicas – LIP, na Universidade de Brasília com o seguinte projeto de pesquisa: Da Interculturalidade ao Currículo Bilíngüe: Contribuições da Sociolingüística para Educação Escolar Indígena, além de exercer a função de professora da UNB, no LEdoC - Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade da UnB de Planaltina FUP. Realizou a qualificação de Tese em outubro de 2014.