- LALI
- PROJETOS DE EXTENSÃO
- PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAYÉ
- PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA E DA CULTURA KRAHÔ-KANELA
- PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAYÉ/KRAHÔ
- OFICINAS
- NEPPI
- GRUPO DE PESQUISA
- OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA - PROJETO 014 - EDITAL 001/2009
- HISTÓRICO
- PROJETOS
- PROFESSORES COLABORADORES
- BOLSISTAS DE MESTRADO
- BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO
- BOLSISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- OFICINAS
- RELATÓRIO DE ATIVIDADES
- OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO - PROJETO 11395 - EDITAL 049/2012
- HISTÓRICO
- COLABORADORES
- BOLSISTAS DE DOUTORADO
- BOLSISTAS DE MESTRADO
- BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO
- BOLSISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- OFICINAS
- RELATÓRIO DE ATIVIDADES
- PROJETOS PIBIC
- PROJETOS DE PESQUISA
- DISSERTAÇÕES E TESES
- TCC
- PUBLICAÇÕES
- PROGRAMA DE BOLSA INSTITUCIONAL
Severina Alves de Almeida investiga a Situação Sociolinguística das comunidades indígenas
25/03/2015
Severina Alves de Almeida, ex-bolsista de mestrado do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena /CAPES/SECADI/INEPUFT/Edital 001/2009/Projeto 014, A Educação escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngüe e Intercultural. Realizou sua pesquisa de mestrado, com o projeto intitulado: A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural: um Estudo Sociolinguístico das Aldeias São José e Mariazinha. O objetivo da pesquisa foi estudar, discutir e analisar a Educação Escolar Indígena Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural das escolas Mãtyk e Tekator, respectivamente, das aldeias São José e Mariazinha, investigando a Situação Sociolinguística das comunidades. A finalidade da referida pesquisa foi analisar a atitude dos Indígenas em relação às duas línguas em contato, Apinayé e Português, identificando usos e funções de cada uma delas de acordo com os domínios sociais das aldeias e das diferentes interações intragrupo e intergrupo, considerando o papel que desempenha a educação escolar nesse contexto.
Atualmente, Severina Alves de Almeida é bolsista de CAPES no Programa de Pós Graduação em Linguística no Departamento de Lingüística, Português, Línguas Clássicas – LIP, na Universidade de Brasília com o seguinte projeto de pesquisa: Da Interculturalidade ao Currículo Bilíngüe: Contribuições da Sociolingüística para Educação Escolar Indígena, além de exercer a função de professora da UNB, no LEdoC - Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade da UnB de Planaltina FUP. Realizou a qualificação de Tese em outubro de 2014.