Atenção!
Docente do curso de medicina preside conselho local de saúde em Palmas
O docente do curso de medicina, Diego de Abreu Noleto, preside o Conselho Local de Saúde da Unidade Deise de Fátima (108 Sul – ARSE 13), em Palmas – Tocantins, que é uma das principais ferramentas de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), garantido pela Constituição Federal de 1988.
Além de docente da UFT, Noleto é também médico de família e comunidade, membro da Liga Acadêmica de Saúde da Família do curso de medicina, tem atuação em psiquiatria, além de ser usuário do SUS.
“É nessa troca entre saber científico e saber popular que encontramos caminhos possíveis para um SUS mais universal, integral, equânime – e, antes de tudo, de qualidade”.
Desde março deste ano, o Conselho tem promovido reuniões periódicas, com foco na escuta ativa dos usuários do SUS e na construção de propostas conjuntas. A próxima reunião está marcada para o dia 4 de agosto de 2025, às 16h, na Igreja Presbiteriana Central de Palmas, que fica ao lado da USF.
A pauta do encontro inclui dois temas sensíveis: a demanda crescente por atendimento psicológico infantil na Unidade de Saúde e a criação do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), alinhado às estratégias de atenção primária à saúde.
Entre os encaminhamentos previstos estão:
- articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);
- envio de ofícios à gestão municipal;
- fortalecimento de ações comunitárias intersetoriais, como grupos de atividade física e mutirões de saúde.
Embora o foco principal seja a população da ARSE 13, a reunião também é aberta a moradores de outros territórios, usuários do SUS interessados em contribuir para o fortalecimento das instâncias de participação popular.
“Estamos muito esperançosos em caminhar passo a passo, respeitando o tempo de gestão, mas com o compromisso de cuidar dos que mais precisam do SUS – especialmente os mais vulneráveis”.
A iniciativa busca não apenas soluções técnicas, mas também um modelo de saúde que reflita os valores da dignidade humana, da justiça social e da convivência solidária. Para o presidente, ocupar os espaços de escuta e deliberação garantidos pela Constituição é um dever ético e coletivo.
“Nossa luta não é contra pessoas nem contra forças visíveis como cavalos ou exércitos humanos, mas contra aquilo que oprime, divide e enfraquece o espírito da verdade, da justiça e da solidariedade.”
Em caso de dúvidas, o Conselho de Saúde Local da Unidade Deise de Fátima (108 Sul – ARSE 13) atende pelo e-mail conselhosaude.arse13.palmas@gmail.com e o presidente pelo noleto.diego@uft.edu.br
Para fazer parte do Grupo de WhatsApp basta clicar no link.