Atenção!
Estudantes do curso de Serviço Social promovem cine-debate sobre desigualdades sociais
Na noite do dia 22 de abril de 2025, estudantes do oitavo período do curso de Serviço Social da disciplina “CCEx V Gestão, Planejamento e Projetos Sociais II" realizaram um cine-debate sobre o filme "Que Horas Ela Volta?", no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turismo de Miracema (Aciam). A atividade, orientada pela professora Débora de Paula Bolzan, integra o processo de curricularização da extensão universitária e teve como objetivo estimular a reflexão crítica sobre questões sociais centrais à formação profissional dos assistentes sociais.
O filme, dirigido por Anna Muylaert, serviu de ponto de partida para discussões sobre desigualdades sociais, relações de gênero, vínculos afetivos, regionalismos, convenções sociais e dinâmicas de poder e cuidado presentes na sociedade brasileira. Ao chegarem ao local, os participantes foram acolhidos com chocolates e bilhetes provocativos com perguntas como: “O que, no nosso cotidiano, acontece de forma tão corriqueira, repetitiva, que é visto como ‘natural’, sem questionamento?”.
A sessão contou com a presença da professora Dra. Silvia Costa, representando o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Estado, Política Social e Serviço Social (Geposs), que destacou a importância do filme para a desnaturalização das desigualdades e a ampliação da consciência crítica: “O filme nos convida a discutir sobre a realidade social brasileira e refletir sobre as desigualdades entre os gêneros e as classes sociais” enfatizou a professora.
Também estiveram presentes a presidente da ONG Liga Pela Vida: Defesa das Pessoas com Câncer, Rosa Idaló Silva, Gislene Araújo, e a representante do Conselho Municipal do Idoso, Arlete Bispo, ampliando o diálogo entre universidade e comunidade.
A ação ainda contou com a participação de discentes das disciplinas Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, sob orientação da professora Maryvalda Melo, e de alunos de Seminários de Serviço Social e Relações de Gênero, reforçando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão
Com informações de Débora Bolzan
