Atenção!
Projeto de extensão sobre enfrentamento ao câncer encerra atividades e fortalece formação de mestrandos da UFT
Encerrado no dia 1º de julho de 2025, no Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o projeto de extensão Saúde e Vida Plena: Potencializando Vidas foi realizado por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSSocial), com o objetivo de promover a saúde, a cidadania e a dignidade de pessoas que enfrentam ou enfrentaram o câncer. A iniciativa foi coordenada pela professora Célia Maria Grandini Albiero e acompanhada pelas professoras Giselli Tamarozzi e Rosemary Negreiros.
As atividades reuniram profissionais de diversas áreas do conhecimento, representantes de órgãos públicos e movimentos sociais, contribuindo para um debate interdisciplinar e intersetorial sobre as múltiplas dimensões da experiência do adoecimento pelo câncer. O projeto destacou a centralidade da saúde, da proteção social e do papel do Estado na garantia de direitos.
“Sob a perspectiva do Serviço Social, o projeto reafirmou o compromisso ético-político da profissão com a promoção dos direitos humanos, da justiça social, da equidade e da democratização do acesso às políticas públicas. Como mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFT, considero que participar dessa ação extensionista foi uma experiência formativa essencial, pois permitiu articular teoria e prática de forma crítica e dialógica com a realidade concreta da população usuária das políticas públicas”, afirmou a mestranda Lilian Moraes Oliveira.
O projeto evidenciou o papel estratégico da universidade pública como espaço de produção de conhecimento socialmente referenciado e agente ativo na construção de alternativas emancipatórias diante das manifestações da questão social. “Essa vivência proporcionou um aprofundamento das dimensões interventivas do Serviço Social no campo da saúde, especialmente na defesa de condições dignas de vida e na valorização da autonomia dos sujeitos historicamente vulnerabilizados”, destacou Lilian.
Para o estudante David Aguiar, do PPGSSocial, “encerrar o ciclo do projeto ‘Saúde e Vida Plena: Potencializando Vidas’ representa a consolidação de uma experiência profundamente transformadora. Ao longo dos quatro encontros, promovemos não apenas debates técnicos e científicos sobre o câncer e seus impactos sociais, mas também construímos um espaço de acolhimento, escuta ativa e fortalecimento de vínculos.”
David acrescenta que “através da extensão universitária conseguimos aproximar saberes acadêmicos das realidades vividas por pessoas em situação de adoecimento, reafirmando o compromisso social da Universidade Pública. O último encontro, realizado ontem, coroou esse percurso de forma emblemática. Reunimos representantes do Ministério Público, do Conselho Municipal de Saúde, da Associação Liga pela Vida e de diferentes segmentos da UFT, o que proporcionou uma rica interlocução entre academia e gestão pública. Sinto-me honrado em ter contribuído com essa iniciativa que, além das atividades desenvolvidas, reafirma a potência da interprofissionalidade e o papel formativo da extensão. Fechamos esse ciclo com chave de ouro, certos de que os frutos continuarão sendo colhidos na forma de consciência crítica, cuidado e ação transformadora.”]