Atenção!
EdUFT lança livro que reúne pesquisas e práticas docentes em Filosofia a partir do Prof-Filo
Já está disponível o livro “Pesquisas e Práticas em Ensino de Filosofia a partir do Prof-Filo”, organizado por José Soares das Chagas e Paulo Sérgio Gomes Soares. A obra reúne contribuições de pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com docentes de outras universidades e institutos federais do Brasil.
A coleção é fruto das experiências vividas por professores de Filosofia do Ensino Médio das redes públicas e privadas do Tocantins, Paraná, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal, que teorizam a partir da realidade concreta das escolas. Os textos revelam como a prática cotidiana em sala de aula é atravessada por reflexões filosóficas e se transforma em produção acadêmica, contribuindo para a qualificação docente e o fortalecimento do ensino de Filosofia no país.
O livro nasce da proposta do Prof-Filo, que tem como foco a valorização da prática profissional do(a) professor(a) de Filosofia, oferecendo um espaço de formação continuada que articula teoria e prática. Criado como política pública voltada para a qualificação docente, o mestrado funciona em rede nacional, sob forma cooperativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a participação de 24 instituições públicas de ensino superior. Esse formato permite trocas permanentes, cooperação entre diferentes núcleos e uma atuação conectada a desafios locais e regionais.
A edição publicada pelo núcleo da UFT reflete essa perspectiva colaborativa, reunindo produções de pesquisadores do Tocantins e de estados vizinhos, como Pará, Bahia e Piauí. O livro também destaca a presença de professores(as) convidados(as) de outras instituições, que atuam como orientadores(as), docentes ou parceiros(as) em projetos desenvolvidos no âmbito do mestrado.
Mais do que reunir textos acadêmicos, a publicação é uma celebração da docência como prática filosófica. Segundo os organizadores, o objetivo não é apenas socializar o conhecimento produzido, mas também subsidiar futuras práticas pedagógicas em Filosofia. A coleção busca inspirar professores(as) e estudantes com experiências concretas que mostram como o ensino de Filosofia pode ser crítico, sensível e transformador.
Com este lançamento, o Prof-Filo/UFT reafirma seu compromisso com a formação docente de qualidade e com a valorização da Filosofia como campo de conhecimento que dialoga com a realidade escolar. A publicação está disponível ao público e representa mais um passo no esforço coletivo de fortalecimento do pensamento crítico e da educação pública no país.
