Atenção!
UFT realiza colação de grau da primeira turma de Cuidadores de Idosos
No dia 30 de junho, foi realizada a colação de grau da primeira turma de Cuidadores de Idosos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A cerimônia ocorreu no auditório da Reitoria e marcou o encerramento do curso de formação inicial e Continuada para Cuidadores de Idosos.
Idealizado pelas professoras Paula Fleury Curado e Maria Sortênia Guimarães, do curso de Medicina, em parceria com o grupo Geronto em Ação, o curso teve como objetivo capacitar profissionais para o cuidado com a pessoa idosa. A proposta surgiu em resposta a uma demanda crescente por qualificação nessa área, identificada no município de Palmas.
Para a professora Jéssica da Silva Marinho, integrante do Colegiado de Enfermagem da UFT, a participação no curso de formação continuada de Cuidadores de Idosos proporcionou enriquecimento pessoal e profissional. “Cada encontro representou uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com pessoas altamente engajadas. Apesar do cansaço do dia a dia, saíamos renovados após cada atividade. Essa vivência reforça que a extensão universitária voltada à promoção da saúde e do cuidado é viável, necessária e traz benefícios concretos à comunidade, tanto interna quanto externa à universidade”, destacou.
Quem também compartilhou suas experiências sobre o curso foi a estudante Vera Lúcia Coelho de Sousa. Para ela, a vivência foi transformadora. “Estava sem trabalhar e vi no curso uma oportunidade de aprendizado e conhecimento para a vida. Foi muito bom para o meu crescimento pessoal e profissional. Hoje me sinto mais segura para atuar, inclusive, portas já estão se abrindo”, ressaltou.
Outro participante que comentou os aprendizados adquiridos foi Felipe Alexander, atualmente supervisor de Atendimento ao Cliente. Para ele, a experiência foi extremamente enriquecedora. “O curso trouxe reflexões importantes sobre o envelhecimento e reforçou a importância de enxergar cada idoso como alguém com história, valores e necessidades únicas. Um momento marcante foi a abordagem sobre os aspectos emocionais da velhice. Ficou ainda mais claro que cuidar é também saber ouvir, acolher e respeitar os limites e os ritmos de cada pessoa”, afirma.
Ao promover cursos de formação para cuidadores de idosos, a UFT reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, o cuidado humanizado e a valorização da vida. A iniciativa prepara não apenas profissionais, mas também familiares que desejam acolher e cuidar com mais segurança, sensibilidade e conhecimento. Em um contexto de envelhecimento crescente da população, formar cuidadores é, mais do que nunca, um gesto de responsabilidade social e esperança para o futuro.
