Início > Parasitologia > Ascaridíase > Morfologia

Morfologia

      Durante o ciclo biológico do nematelminto Ascaris lumbricoides, podem-se observar diferentes fases evolutivas: os vermes adultos, macho e fêmea, e o ovo. Na fase adulta o parasita apresenta-se longo, cilíndrico e com as extremidades afiladas, tendo em média de 12 a 35 cm de comprimento e de dois a cinco milímetros de diâmetro. É recoberto por uma cutícula brilhante e sua cor é amarelo-rosada. Os parasitas dos dois sexos apresentam um vestíbulo bucal com três lábios, providos de papilas sensoriais, seguido de um esôfago musculoso e um intestino retilíneo. O aparelho genital é também muito desenvolvido em ambos os sexos.

      A fêmea dessa espécie mede em torno de 25 a 40 cm de comprimento, por três a seis milímetros de diâmetro. No seu aparelho genital aparece a vulva, localizada no terço anterior do parasita, que se continua com uma vagina única, a qual se comunica com o útero duplo; os ovários filiformes continuam-se como ovidutos, também de aspecto longo e fino. Oogônias e óvulos dispõem-se regularmente nos ovários e ovidutos, enquanto os ovos mais amadurecidos são armazenados irregularmente no útero. O aparelho genital feminino apresenta cerca de 27 milhões de ovos e cada fêmea põe em média de 200 mil a 240 mil ovos por dia.

      Já o macho, um pouco menor e menos espesso, mede de 15 a 20 cm por dois a quatro milímetros de diâmetro. O aparelho genital masculino apresenta um testículo único longo e enovelado, um canal deferente e um canal ejaculatório que se abre na cloaca, a qual se localiza próximo a extremidade posterior. O macho difere ainda mais da fêmea por apresentar um enrolamento ventral na cauda, como característica sexual externa. Na cauda, observam-se ainda grossas espículas de quitina, que funcionam como anexos contráteis durante a cópula.

      Deve-se ressaltar que o tamanho dos vermes adultos é inversamente proporcional ao número desses indivíduos presentes no intestino, ou seja, quanto maior o número de parasitas, menor será o tamanho de cada um desses. Essas características podem variar também em função da idade, imunidade ou outros fatores do hospedeiro. Em um indivíduo infectado há, em média, de quatro a 16 parasitas, porém um número muito maior, 700 vermes, já foi relatado na literatura.

      Os ovos de Ascaris lumbricoides apresentam três camadas: camada interna ou membrana vitelina – delgada e impermeável à água; uma camada média­­­­­ – espessa, quitinosa e transparente; e uma camada externa –grossa, de superfície mamilonada e irregular, composta por mucopolissacarídeos. Essa camada é secretada pela parede uterina do parasita e não pelo próprio ovo, como são as demais camadas. A camada externa tem coloração amarronzada e é muito aderente, fato esse que facilita a adesão dos ovos às superfícies de frutas, verduras, dinheiro, solo e inúmeras outras partículas, o que contribui para a sua disseminação em áreas endêmicas.