Início > Parasitologia > Fasciolose > Morfologia

Morfologia

A classificação taxonômica da F. hepatica é a seguinte: filo Platyhelminthes, classe Trematoda, subclasse Digenea, ordem Echinostomida, família Fasciolidea, gênero Fasciola.

            O parasita adulto apresenta uma forma de folha, medindo cerca de 3 cm de comprimento por 1,5cm de largura. Seu corpo é achatado no sentido dorso-ventral e, no animal vivo, possui saliências devido às contrações musculares. Apresenta cor vinho tinto in vivo e cor pardo-acinzentada em meio líquido. Possui as seguintes estruturas: ventosa oral; faringe (partindo dessa ventosa); ceco bifurcado, ramificado e com fundo cego (partindo da faringe); ventosa ventral ou acetábulo (abaixo da oral); poro genital; aparelho genital feminino (ovário ramificado, oviduto, vitelodutos, oótipo, tubo uterino, útero e glândulas vitelinas); aparelho genital masculino (dois testículos muito ramificados, canais eferente e deferente e bolsa do cirro – o cirro, uma estrutura com finalidade de cópula, possui uma parte prostática e outra muscular). Nota-se que as fascíolas são hermafroditas.

            Os ovos medem cerca de 140μm de comprimento por 80μm de largura. São elípticos e revestidos por uma concha delgada, a qual apresenta um opérculo em uma das extremidades.