Esse site utiliza cookies
Histórico
O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é originário dos desdobramentos do processo de federalização que teve lugar a partir da Universidade do Estado do Tocantins (Unitins). Seu embrião situa- se no reconhecimento, no contexto dos desafios postos ao desenvolvimento do então recém-criado Estado do Tocantins, da necessidade de uma unidade de produção e difusão de conhecimentos que não só propiciasse mão- de- obra qualificada à administração dos setores privado e público, mas também que buscasse compreender e refletir sobre as vicissitudes regionais, características locais e formas de integração aos mercados nacional e externo de modo a favorecer a exploração das potencialidades econômicas do Estado.
Assim, o Art. 1º do Decreto Nº 332 de 18 de outubro de 1996, conforme consta no Diário Oficial do Estado do Tocantins nº 556, pág. nº 5080, autoriza a criação do Curso de Ciências Econômicas, para entrar em funcionamento em 1997 como parte integrante do Centro Universitário de Palmas da Unitins. Neste período, o Curso de Ciências Econômicas passaria, ainda, por autorização de funcionamento pelo prazo de dois anos, concedido pelo Decreto nº 857 de 8 de novembro de 1999, emitido pelo Governo do Estado do Tocantins.
Criada pela Lei Nº 10.032 de 23 de outubro de 2000 - vinculada ao Ministério da Educação - a Universidade Federal do Tocantins (UFT) só veio a se consolidar em maio de 2003 com a posse dos primeiros professores efetivos e a transferência dos cursos de graduação regulares e suas respectivas infraestruturas a partir da Unitins. Em 2006, o Curso de Ciências Econômicas da UFT teve seu reconhecimento renovado por meio do Art. 1º da Portaria nº 558 de 6 de setembro do mesmo ano, conforme seção 1 do Diário Oficial da União de 12 de setembro.