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Linha de Pesquisa: Processos Artísticos e Metodológicos no Ensino das Artes
Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo propor espaços de investigação da práxis nos processos artístico-pedagógicos, a partir da proposição de abordagens teórico-metodológicas inovadoras no ensino da Arte. O mesmo integra a linha de pesquisa: “Processos Artísticos e Metodológicos no Ensino da Arte”, cujo foco é a pesquisa de temáticas voltadas à formação de professores em Arte, educação intercultural e interdisciplinaridade, direcionados aos processos de ensino, aprendizagem e criação, a partir de abordagens teórico-metodológicas em Arte e seus desdobramentos midiáticos. Neste contexto, articulam-se pesquisas acerca de investigação de processos teórico-metodológicos no ensino da Arte em contextos formais e não formais, a partir da experimentação e criação artística dentro do contexto de atuação do profissional das artes, com o intuito de produzir e sistematizar abordagens metodológicas inovadoras no ensino da Arte.
A Arte, em seus diversos contextos formais e não formais, perpassa diferentes linguagens e amplia a compreensão da educação enquanto prática social voltada para a democratização do conhecimento, do acesso e da permanência em diferentes contextos. Nesse sentido, este estudo comporá um arcabouço de estudos teórico-práticos sobre o ensino da Arte e servirá como base para novas pesquisas na educação formal e não formal, tendo em vista sua relevância social, artística e acadêmico-científica para formação continuada de professores e educadores em Arte no contexto da Amazônia Legal.
De acordo com o site da Capes, a região Norte é a que apresenta a menor oferta de cursos de pós-graduação stricto-sensu, esse dado se intensifica quando analisamos a presença reduzida de cursos na área da Arte. Toda a região Norte possui apenas quatro cursos de mestrado em Arte, sendo dois profissionais e dois acadêmicos, distribuídos nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Assim, a importância desta pesquisa, que perpassa as ciências humanas e as artes, se evidencia pela necessidade de aprofundar estudos continuados em Arte para contemplar essa lacuna presente na região da Amazônia Legal.
Objetivo geral: Propor espaços de investigação da práxis nos processos artístico-pedagógicos, a partir da proposição de abordagens teórico-metodológicas inovadoras no ensino da Arte no contexto da Amazônia Legal.
Objetivos específicos: Estudar abordagens teórico-metodológicas inovadoras para o ensino da Arte. Oportunizar experiências estéticas que estimulem a investigação da práxis nos processos artístico-pedagógicos e a reflexão sobre abordagens teórico-metodológicas inovadoras no ensino da Arte. Criar produtos artístico-educacionais que colaborem com o fazer dos profissionais da Arte, incentivando a experimentação, criação e avaliação artística em espaços formais e não formais da educação.
Metodologia: Para a consecução dos objetivos propostos pretende-se trabalhar com a pesquisa aplicada dentro do contexto de atuação do profissional das artes no ensino formal e não formal nas regiões que compõem a Amazônia Legal, contemplando diferentes metodologias de pesquisa que perpassam o campo das ciências humanas e das artes. Diante disso, poderão ser adotados múltiplos procedimentos de coleta de dados, a partir do contexto de realização da pesquisa.