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1.3 CURRÍCULOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Projeto de Pesquisa
O campo de pesquisa que tem como escopo central os currículos, a legislação e os documentos que orientam a formação docente na área da educação e, mais especificamente, no ensino de Filosofia, precisam observar que a dimensão do currículo não pode ser pensada tão somente a partir dos documentos oficiais, e sim, em sua construção orgânica e prática, observando com atenção especial a dimensão política dos currículos.
Trata-se de uma disputa entre as normas e as formas de vida, entre o que é prescrito e a diversidade das práticas de construção coletiva, entre o que é organização governamental e o que é praticado nas salas de aula, nos corredores, nas reuniões e no encontro efetivo entre todos os atores que dão vida à educação propriamente dita. O currículo é descrito nos documentos na medida em que expressam concepções políticas, programas de governo e perspectivas de mercado de trabalho e, nesse sentido, é, finalmente, expressão de uma ou mais visões de mundo.
O projeto se propõe a analisar e discutir as propostas curriculares nacionais e estaduais, nas suas dimensões práticas e teórico-políticas, problematizando e avaliando os impactos das reformas recém implementadas no país e os desdobramentos de leis, resoluções e documentos orientadores para a formação docente, com especial atenção para os impactos dessas mudanças nos cursos de licenciatura em filosofia e na formação continuada dos docentes já inseridos no mercado de trabalho.
São objeto de estudo, além disso, a história do ensino de filosofia no Brasil e as tensões políticas que dela decorrem; as mudanças e transformações curriculares, suas dimensões políticas, estruturais, administrativas e éticas e, enfim, os impactos nas condições de trabalho dos docentes e efetivação daquilo que se espera da filosofia atuando neste espaço e no papel da filosofia na formação de alunos da Educação Básica, avaliando a implementação, recepção e os impactos das políticas educacionais implementadas.