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2.2 FILOSOFIA, TECNOLOGIAS, MÍDIAS E ENSINO
Projeto de Pesquisa
A expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), o uso social das mídias enquanto conteúdos, suportes e veículos tradicionais e digitais (TV, internet, rádio, podcasts, games, sistemas gerenciadores de conteúdo, jornais, revistas e materiais didáticos impressos e eletrônicos, etc.), tem gerado mudanças na forma de ensinar e aprender, além de diminuir fronteiras cognitivas, afetivas e físicas, criando espaços híbridos de conexões e compartilhamentos, estabelecendo redes de interações e relações inovadoras de aprendizagem, mas ao mesmo tempo potencializando crises e disfunções novas.
O momento exige uma investigação teórico-prática que permita explorar os limites e possibilidades da tecnologia e das redes no contexto educacional, especialmente no Ensino de Filosofia, sem deixar de considerar uma análise crítica e o exercício de reflexão sobre tais mudanças e transformações. Quando consideramos os princípios formativos, as habilidades e competências descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio e a própria Filosofia como parte da grande área das Ciências Humanas, é possível perceber o desafio do professor em dialogar com as tecnologias digitais, devido principalmente à intensidade do seu uso pelos jovens estudantes, acompanhado de apelos consumistas, mercantis e simbólicos.
Considerando que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por meio de suas aplicações, redes, conteúdos e práticas, alteram de maneira significativa as formas de interpretar o mundo, modificam de modo permanente práticas tradicionais de convivência, ampliam modelos tradicionais de aquisição de conhecimento e de participação política, além de ter um impacto efetivo nas relações sociais e educacionais, torna-se imperativo investigar o seu uso, incluindo, mas também superando, uma perspectiva meramente instrumental e funcional, através da descoberta das suas potencialidades e limites, reconfigurando saberes, práticas e vivências contemporâneas.
Este projeto de pesquisa pretende investigar e possibilitar o diálogo interdisciplinar e transdisciplinar entre a filosofia, as tecnologias e suas redes, as mídias sociais e o ensino, através da pluralidade teórico-prática dos fundamentos, metodologias e experiências educacionais através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).