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1.2 FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA
Estágio Supervisionado, Pibid, Residência Pedagógica e Atividades de Extensão
Projeto de Pesquisa
A formação docente em Filosofia, destacada em suas especificidades, vem ampliando seu horizonte de discussão, incorporando teorias, revisões, críticas e a proposição de soluções e práticas que visem diminuir os impactos da ausência de uma tradição sistemática e de sua respectiva fortuna crítica, haja vista sua ainda curta trajetória enquanto fonte de preocupação e demanda para as políticas públicas.
O projeto se propõe a discutir as concepções de formação de professores e suas práticas, investigar, problematizar e pensar a formação do professor de filosofia, uma especificidade diante de tantas formações, a partir do Estágio supervisionado em filosofia e dos programas destinados à formação docente (Pibid e Residência Pedagógica), como espaços privilegiados de investigação de concepções e percepções sobre a filosofia enquanto conteúdo e enquanto ensino; e as atividades de extensão que abrem um campo fértil para o enriquecimento e da diversidade na experiência de formação docente e das interfaces da filosofia com as demais disciplinas e áreas de conhecimento.
É importante que os pesquisadores da área reafirmem a indissociabilidade entre teoria e prática, já amplamente expressa em nossos documentos e produções científicas, a fim de esclarecer as frequentes dúvidas sobre as práticas como componentes curriculares e as diversas formas que as instituições têm assimilado e implementado as regulamentações necessárias.
A perspectiva da pesquisa é investigar e analisar os impactos que os estágios curriculares, os subprojetos de Pibid e RP e as atividades extensionistas têm representado para os Cursos de Licenciatura em Filosofia e apontar caminhos, construir soluções, elaborar propostas e ampliar o campo de discussão dos temas pertinentes e, dessa forma, contribuir para a formação docente do licenciado em filosofia.