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2.4 LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO FILOSÓFICO
Projeto de Pesquisa
A discursividade é inerente à filosofia. Entre as várias modalidades da sua discursividade, destacam-se os textos que se fazem acompanhar de determinadas práticas de escrita e de leitura. Ensinar filosofia é, portanto, em alguma medida, criar oportunidade para ambas as práticas.
As pesquisas reunidas neste projeto pretendem produzir, investigar e analisar possíveis mediações didáticas para essas práticas em sala de aula. Em linhas gerais, estas pesquisas vinculam-se historicamente ao legado dos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) que, para o caso específico da Filosofia, elegeram como as três principais competências a serem desenvolvidas pelo seu ensino: ler textos filosóficos de modo significativo; ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros; e elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo.
Ler e escrever de modo significativo é justamente o que se espera daqueles que se apropriam da linguagem escrita de um modo muito mais sofisticado e complexo do que pelo simples domínio de um código (alfabetização). O “modo filosófico” de ler, em particular, pode ser, assim, compreendido como o meio de conferir significados ao simples ato de decodificação.
As pesquisas tratarão da escrita e leitura de textos filosóficos e não-filosóficos, entre estes últimos, com ênfase nos textos literários nas suas diversas modalidades (romance, ensaio, poesia etc.), tomando-os como objetos de aprendizagem e como oportunidade para o desenvolvimento da capacidade de pensar reflexiva e autonomamente.