Esse site utiliza cookies
Sobre o Município
Texto: Vanessa Sabino e Bianca Zanella
Capital do Tocantins e situada na região central do estado, Palmas possui 300 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com a melhor qualidade de vida entre as capitais e cidades do norte brasileiro, o crescimento demográfico palmense é o maior registrado durante a primeira década do século XXI. Seu projeto urbanístico específico, com obras arquitetadas por Oscar Niemeyer, foi construído a partir da ideia de que Palmas seria a nova sede do governo tocantinense. Tal feito facilitou a entrada de diversos imigrantes no seu território.
A cidade palmense nasceu em 1989 e detém o título de mais nova capital estadual do Brasil. O seu centro logístico é um dos principais do norte do Brasil pelo fato do município estar localizado às margens da Ferrovia Norte-Sul. No transporte hídrico, Palmas também ganha destaque pelo rio Tocantins, que é responsável pela formação das suas 9 praias de água doce,
O relevo heterogêneo do município palmense é formado por planícies e formações de maior altitude, como a região da serra do Lajeado. Essas características contribuem para a criação de animais e a plantação de grãos. Sua vegetação é constituída pelo Cerrado e existem diversas áreas de preservação ambiental encontradas, sendo Palmas a 1º capital mais sustentável do norte brasileiro e a 11º do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades.
No âmbito cultural, a cidade palmense conta com diversos espaços que valorizam a identidade local, como o Museu Histórico do Tocantins, o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e o Parque Cesamar. A capital também possui a Praça dos Girassóis, a maior da América Latina e a quarta maior do mundo em extensão, com quase 800 mil metros quadrados.
As principais atrações culturais de Palmas ficam por conta dos festejos juninos, sendo que os gêneros mais encontrados são o forró, o sertanejo, o piseiro e os ritmos paraenses, como o brega. Além disso, as exposições agropecuárias são bastante influentes na região.
Diante de tanta riqueza cultural e localização geográfica privilegiada, Palmas se caracteriza economicamente pelo desenvolvimento do agronegócio e do setor administrativo. As micro empresas são as mais comuns no município, compondo mais de 80% das 4394 empresas palmenses, de acordo com o Sebrae. Dessa maneira, a Universidade Federal do Tocantins aparece como importante motivador do ensino profissionalizante na área de gerenciamento empresarial a partir da implantação do Curso de Graduação em Administração, possibilitando à capital tocantinense mais relevância no cenário econômico brasileiro.
Saiba mais sobre o município acessando o site da Prefeitura de Palmas.
PALMAS | |
---|---|
Lajeado, Miracema, Monte do Carmo, Porto Nacional | |
Fundação: | 20 de maio de 1989 |
Fuso horário: | Hora de Brasília (UTC−3) |
Gentílico: | Palmense |
Canto de Palmas
Palmas, na manhã do teu nascer
Vejo a esperança florescer num sonho lindo de viver
Vejo o futuro no horizonte
O teu povo vem à fonte no coração de quem quer vencer
Tua grandeza depende dessa gente
Que unida te fará maior
Te amo, Palmas
E no seio de tuas serras recebeste todos
E os fizeste filhos da terra
Te amo, Palmas
E a beleza do pôr-do-Sol
E o berço de tua história onde vivem os girassóis
Te amo, Palmas
Como amo o Tocantins
Que abriste os portais dessa beleza sem fim
Fonte: Prefeitura de Palmas
A capital do Tocantins, Palmas, se situa na região central do Tocantins. Confira a sua localização.