Atenção!
Acervo "Carlos Moreira"
Alocada na biblioteca do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins, o Acervo Carlos Moreira contém documentos, em diversos suportes, coletados pelo antropólogo e armazenados na residência da família, no Rio de Janeiro, durante toda a trajetória do acadêmico como pesquisador da etnia indigenista brasileira. Reúne cerca de 20 mil itens, incluindo edições esgotadas e obras raras, entre livros, periódicos especializados, documentos manuscritos e fichas de anotações de suas viagens de estudos às aldeias indígenas.
Os diversos estudos publicados por cronistas, naturalistas, colonizadores, etnólogos, antropólogos e historiadores desta coleção cobrem um largo período histórico, do início da colonização à época contemporânea, e são fundamentais para o conhecimento da História e da Cultura dos povos indígenas, e suas relações com a sociedade brasileira.
Carlos Araújo Moreira Neto nasceu em 1930 e morreu no dia 15 de junho de 2007, aos 77 anos de idade. Formado em História, especializou-se no campo acadêmico da Antropologia. O acervo foi adquirido através de Contrato de Aquisição de Acervo Bibliográfico e Documental celebrado entre a Universidade Federal do Tocantins e Anna Lúcia Tamm de Araújo Moreira, viúva do antropólogo, em fevereiro de 2008.
