Esse site utiliza cookies
Histórico
A Unidade de Auditoria Interna foi criada pela Portaria nº 027, de 27 de janeiro de 2006, inicialmente vinculada hierarquicamente ao Gabinete do Reitor, com composição de três servidores. O quadro funcional, entre alterações decorridas dentro desse período, atualmente continua com o mesmo quantitativo, com a mudança dos servidores em exercício.
Em 2014, a Resolução Consuni nº 23 fora editada dispondo sobre o Regimento Interno da Audin. Com a sua aprovação, o setor passou a ser vinculado ao Conselho Superior Universitário – Consuni, conferindo assim maior independência para a execução dos trabalhos ao alinhar o posicionamento da Audin ao preconizado nas normas internacionais de auditoria interna.
Em 2019 a Audin editou a primeira versão de seu Manual de Auditoria Interna, inovando no fluxo de monitoramento de recomendações, rendendo melhoria bastante significativa ao índice de atendimento de suas recomendações, que no decorrer do aludido ano crescera mais de 87% em relação ao exercício anterior.
No mesmo ano a Audin apresentou e teve aprovado pelo Consuni o seu Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade - PGMQ Audin, pela Resolução nº 12/2019, instituindo indicadores e avaliações com o intuito de medir e acrescer qualidade em seus trabalhos.
A partir de 2020, com a implantação do PGMQ, a Audin iniciou movimento de revisão documental e procedimentos, para alinhamento com as mais atualizadas normas de auditoria, bem como sua aplicação de forma adequada à realidade da UFT. Tal movimento redundou na edição de novos modelos de documentos, como Relatórios mais modernos e alinhados com o padrão CGU, Paint e Raint novos e estruturados segundo novo padrão visual e de acesso à informação, com navegação fluida e interativa.
Em 2022 a Audin implantara seu modelo de Parecer de Auditoria Interna, na qual emite parecer sobre a prestação de contas da instituição, nos termos da IN nº 05/2021/CGU, entregando à gestão, corte de contas e sociedade, análise detalhada da prestação de contas da UFT, bem como de sua adequação às normas e controles vigentes.
Em 2023 a Audin conta com a finalização da segunda versão de seu Manual de Auditoria, totalmente alinhado ao Manual de Orientações Técnicas da Controladoria Geral da União, reunindo todos os modelos de documentos utilizados pela Audin e sua fundamentação teórica e normativa. Tal documento constitui-se em verdadeira carta de navegação a ser utilizada pelos auditores na execução de seus trabalhos, bem como na capacitação e preparação de novos integrantes da unidade, cumprindo seu papel na gestão do conhecimento.