Esse site utiliza cookies
Sobre o PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento norteador do planejamento estratégico da Universidade Federal do Tocantins (UFT), construído de forma coletiva, com participação de toda comunidade acadêmica, onde constam as estratégias, objetivos, metas e ações que serão adotadas para se atingir a missão da Universidade durante o período de tempo estabelecido.
É no PDI que se encontram as políticas institucionais de ensino, pesquisa, extensão e gestão que contribuem e direcionam o desenvolvimento da universidade tanto na área acadêmica quanto na gerencial (organização administrativa, financeira e orçamentária, de infraestrutura e responsabilidade de inclusão social e desenvolvimento).
Como a UFT é regularmente avaliada por órgãos específicos e principalmente pela sociedade em que está inserida, a elaboração do PDI deve considerar as necessidades das partes interessadas da UFT na definição de sua missão e na formação dos profissionais que serão inseridos nesta sociedade.
Considerando ainda a inserção da universidade na sociedade, é importante destacar o compromisso global assinado em 2015 por representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), expresso em um documento intitulado “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. A Agenda 2030 é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta (TJCE, 2024). Nesta linha de pensamento, este ano o TCU editou o novo questionário de avaliação da governança a ser aplicado nas universidades federais, denominado iESGo 2024 - Environmental, Social and Governance (TC - 031.805/2023-0). Neste, além dos indicadores de avaliação tradicionais da governança, estão inseridos indicadores específicos de ESG (meio ambiente, sociedade e governança).
Assim posto, o desafio da comunidade UFT na construção do seu PDI que norteará os próximos anos (2026-2030), será de conseguir expressar e internalizar como uma verdade, os aspectos anteriormente destacados, norteando assim a sua gestão e missão.