Atenção!
Qual a importância da avaliação institucional? Por que avaliar?
Em consonância com a Lei Federal que instituiu o Sinaes, a CPA acredita que o envolvimento e a participação da comunidade acadêmica são fundamentais, uma vez que as transformações ocorrem exatamente a partir do acompanhamento das ações e da cobrança por resultados que atendam aos anseios e expectativas de docentes, discentes e técnicos administrativos. Além disso, a UFT, através do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), compromete-se a implementar e executar um conjunto de políticas e ações, que irão determinar os avanços da instituição.
Nesse sentido, um dos principais objetivos da Comissão Própria de Avaliação consiste na criação de uma “cultura da avaliação”, tornando-a um instrumento amplo, coletivo, que valorize o respeito aos regimentos e resoluções que balizam as relações institucionais, além de estimular o espírito crítico e o senso participativo.
Não por acaso, também é dever da CPA, igualmente em parceria com as CSAs, a promoção de eventos que divulguem a avaliação institucional, estimulando o permanente debate sobre as políticas e ações desenvolvidas pela UFT e seu papel na sociedade tocantinense.
