Para a definição do programa, inicialmente foi realizada uma avaliação nos programas atualmente fomentados e executados pela Pró-Reitoria de Graduação realizados com recursos próprios da Universidade Federal do Tocantins, destacando-se os seguintes: Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi), Programa Institucional de Monitoria (PIM), Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi), Programa Institucional de Monitoria Digital (PIMD) e Programa Institucional de Monitoria em Tecnologias Digitais (PIMTD). A partir deste levantamento foi definida a necessidade da fusão de todos os programas em apenas um abrangendo os objetivos dos anteriores e incluindo a inovação pedagógica na Universidade Federal do Tocantins como elemento fim e norteador, resultando na criação do Programa Institucional de Inovação Pedagógica.
Dentro do escopo da inovação pedagógica, foram identificados temas diversos de grande importância para alcançar uma universidade que adota as práticas mais atuais e que esteja preparada e capaz de inovar no processo de ensino-aprendizado em um contexto de consolidação das tecnologias 4.0 em todas as áreas do conhecimento. Nesse sentido, é necessário que os projetos fomentados venham a abranger ao menos três das características destacadas como temas norteadores do programa:
Temas
Educação 4.0
Desenvolver estudos nos componentes curriculares com vistas a aplicação da inteligência artificial, tomando a tecnologia da informação e comunicação e suas disciplinas como mediadoras para o desenvolvimento das demais áreas do conhecimento, tornando os conteúdos desenvolvidos pelos diversos componentes curriculares apoiados por tecnologia.
Tecnologias Sociais
Estimular a implantação de ações para o desenvolvimento de produtos, métodos, processos, serviços e técnicas aplicadas a problemas sociais atendendo a quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil replicabilidade e impacto social comprovado junto à comunidade através de propostas inovadoras que promovam a inclusão sócio-produtiva.
Economia do Conhecimento
Estimular o uso do conhecimento para a geração de valor tangíveis e intangíveis para o desenvolvimento de ambientes de apoio à decisão nos diversos campos do conhecimento com impacto ambiental, cultural, econômico, político, social e tecnológico tendo como elementos chave a educação e o conhecimento.
Planos de Desenvolvimento Regional
Buscar as oportunidades de desenvolvimento do conhecimento aplicados aos planos estratégicos das diversas instituições públicas e privadas da região, tais como os planos plurianuais dos governos federal, estadual e municipais, bem como os planos estratégicos de representantes dos setores econômicos (agricultura, comércio, indústria e transporte).
Inovação Tecnológica
Estimular o desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica por meio de ecossistemas de inovação com a cooperação entre a Universidade Federal do Tocantins, caracterizada como Instituição de Ensino Superior e Instituição de Ciência e Tecnologia, com as demais instituições públicas e privadas da sociedade civil organizada, com vista à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional do Brasil.
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Produção e compartilhamento de objetos virtuais propiciando a criação de novas estratégias pedagógicas que tornem o processo de ensino-aprendizado mais eficiente.
Educação Baseada em Evidências
Estimular a adoção de práticas educativas de verificação e validação de evidências científicas no processo decisório para a resolução de problemas, principalmente no ambiente acadêmico da instituição de ensino superior pautada no ensino, pesquisa e extensão.
Ensino Híbrido
Buscar implantar metodologias de ensino-aprendizagem com base no ensino híbrido com a realização de aulas síncronas e interativas entre aluno e professor, presencial ou remoto, e aulas assíncronas, por meio de tecnologias de informação e comunicação, utilizando-se os diversos arranjos descritos na literatura (rotação, flex, laboratório on-line).
Aprendizagem Baseada em Problemas
Desenvolver o processo de ensino-aprendizagem a partir da solução de problemas reais ou próximos do real, realizando a organização da temática a ser desenvolvida, com ênfase na interdisciplinaridade, combinando problemas práticos e teóricos com a abordagem centrada no aluno, de forma que o mesmo tenha proatividade na resolução dos problemas no cotidiano, saindo do campo do treinamento para o campo da formação e qualificação.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Familiarizar os discentes com o planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos a partir do envolvimento dos mesmos com tarefas e desafios no desenvolvimento de projeto, produto e/ou processo.
Aprendizagem Baseada em Equipe
Desenvolver a capacidade dos alunos gerar resultados em equipe para melhorar a capacidade de pensar e agir com sinergia, de forma colaborativa, coordenada e com forte sentido de unidade, melhorando a capacidade de discussões produtivas e diálogos.
Movimento Maker
Movimento que tem o objetivo de estimular os alunos a criarem os seus próprios projetos de acordo com o que aprendem em sala de aula. Nesse caso, os professores assumem um papel de auxiliares no processo a partir do lançamento de uma temática e orientação na realização das atividades. A adoção de tecnologia nesse tipo de ação, com o uso de impressoras 3D e softwares diversos potencializa o processo de aprendizagem dos acadêmicos.
Jogos (Games)
O principal objetivo é incluir jogos como ferramentas para resolver problemas práticos, bem como obter engajamento e comprometimento dos alunos. Os jogos ajudam no desenvolvimento de algumas habilidades, tais como: interatividade com outros jogadores, sequência de instruções, sistema de bonificação e o cumprimento de etapas e metas para se alcançar um objetivo. Tais características podem contribuir para o desenvolvimento de ambiente de aprendizagem interativo, criativo e estimulante.
Acessibilidade e Inclusão
Desenvolver ações para permitir os diversos tipos de acessibilidade para os acadêmicos, tais como a atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, digital, comunicacional, instrumental, e de transporte. Fortalecimento das políticas de assistência estudantil nas suas diversas modalidades tais como auxílios saúde, alimentação, moradia, equipamentos, equipamentos especiais (PCDs), permanência, plano de dados e apoio psicopedagógico. Destaca-se a necessidade de inclusão de uma massa criativa até então excluída das políticas públicas, em especial o público em vulnerabilidade social, questões relacionadas a gênero e racial.
No atual cenário das Tecnologias 4.0, e consequentemente, na educação 4.0, o docente assume um papel de orientar e conduzir os acadêmicos a um objetivo claro e bem definido no processo de aprendizagem, ou seja, guiar os acadêmicos no desenvolvimento do seu próprio processo educativo. O desafio posto é o de evitar que o processo de ensino aprendizagem se paute apenas no desenvolvimento de competências técnicas, excesso de conteúdos, aulas expositivas e métodos de avaliação focados na capacidade de memorização de uma grande quantidade de conteúdo.
Nesse contexto, destacam como predições apontadas por Rasquilha & Veras (2019) sobre a educação:
Extinção de processos avaliativos com o objetivo de medir a capacidade de memorização;
Educação será híbrida e a experiência de aprendizado estenderá além da sala de aula;
A Inteligência Artificial realizará boa parte do papel atual do professor, que tornar-se-á um curador de conteúdos e líder de equipes, adotando metodologias ativas;
A pesquisa acadêmica se concentrará cada vez mais na solução de problemas atuais e reais;
As avaliações deixarão de ser individuais para ser em equipes;
Competências sócio emocionais terão prioridade no mundo do trabalho frente às técnicas;
Incorporação de novas disciplinas como inovação, tendências e criatividade aos currículos;
Matriz e conteúdos criados com participação de professores, alunos, escola e comunidade;
Microcertificações atenderão a necessidade de atualização permanente, vindo a educação ao longo da vida fazer parte da rotina diária das pessoas;
Jornadas educacionais serão personalizadas e direcionadas ao perfil e momento da vida de cada aluno, onde cada aluno terá sua trilha personalizada de formação.
Nesse contexto, a universidade precisa identificar tendências de desenvolvimento e inovações nas áreas diversas do conhecimento e de formação discentes, buscando predizer o futuro das profissões frente a tais previsões, e como conduzir a formação a partir de tais tendências. Desta forma, os colegiados e os seus respectivos núcleos docentes estruturantes, assim como as demais unidades e níveis administrativos-pedagógicos da universidade precisam realizar um mapeamento de tendências, de forma a manter os componentes curriculares atualizados frente às rápidas mudanças ambientais, culturais, econômicas, políticas, sociais e tecnológicas promovendo ações frente a tais mudanças, seja na forma de programas ou projetos de inovação que incorporem em suas atividades, o estudo aplicado e desenvolvido sob tais demandas.
Todavia, deve-se destacar que o mapeamento de tendências exige estudos permanentes a partir dos dados históricos internos e externos à instituição, ou seja, a própria graduação e pós-graduação devem passar por estudos quantitativos e qualitativos periodicamente a partir dos dados administrativos e acadêmicos para avaliar como a instituição está atuando frente às demandas da sociedade, buscando atender o seu papel social, em especial para o desenvolvimento regional. Para identificar tendências e propor inovação, especialmente a pedagógica, é necessário partir de um processo sistemático de observação dos fenômenos comportamentais e sociais buscando conectar a universidade com a sociedade.
Segundo Rasquilha & Veras (2019), as tendências são movimentos que se manifestam e um ambiente fixando-se e alterando-o, as quais dividem-se em cinco classes: mega tendências (longo prazo/acima de 5 anos), tendências comportamentais (médio a longo prazo/entre 3 e 5 anos), tendências de negócio ou institucionais (curto a médio prazo/entre 1 e 2 anos), tendências emergentes (curto prazo/até 1 anos) e insights. A Tabela abaixo apresenta uma classificação geral das formas de mapeamento de tendências:
Item
tendência
descrição
1
Mega Tendência
Movimentos e mudanças em termos sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos que se manifestam de forma consistente na realidade atual e que influenciarão decisivamente no futuro.
2
Comportamental
Processos de mudanças que resultam na observação do comportamento humano e que origina a criação e o desenvolvimento de novas ideias, ou seja, a inovação.
3
De Negócios
Mudança no mercado resultante da atuação institucional, do comportamento da sociedade e das realidades econômicas, políticas e sociais que influenciam no processo de tomada de decisão, considerando a área de atuação e as apostas estratégicas para o futuro.
4
Emergentes
Acontecimentos que se materializam de forma rápida e escalável que condicionam e direcionam a realidade dos negócios ou atuação institucional frente a realidade.
5
Insights
Articulações estratégicas resultantes das tendências que permitem a tomada de decisão sobre cenários, caminhos e planos de ação futuros.
Destaca-se que a educação 4.0 é resultado da 4ª revolução industrial marcada pela convergência de tecnologias físicas, digitais, biológicas, com elemento mais marcante, a inteligência artificial. A inteligência artificial permitirá um novo nível de curadoria do conteúdo disponibilizado na rede mundial de computadores, dada a sua capacidade de processamento de grande volume de dados em um espaço curto de tempo, possibilitando aos softwares de computadores analisarem essa grande massa de dados e tomarem decisões. Portanto, a inteligência artificial possibilita os programas a realizar escolhas, produzir conteúdos, interagir com pessoas e a aprender, podendo evoluir para o processo de ensinar.
A inteligência artificial já é realidade nas áreas diversas do conhecimento, das ciências sociais às engenharias, das ciências biológicas às ciências humanas, da área da saúde às ciências exatas. Em todas, existem soluções diversas sendo produzidas constantemente em uma velocidade cada vez menor a cada dia, transformando o mundo de maneira significativa. Diante desse contexto de inovação pedagógica e tecnologias 4.0, torna-se clara a necessidade de modernização nas práticas pedagógicas na UFT. Essas práticas devem ser estimuladas a partir do lançamento de políticas e programas de incentivos para a concepção de propostas nas mais variadas áreas de conhecimento. Portanto, para alcançar a almejada instituição inovadora no contexto das tecnologias 4.0, é necessário a concepção de um ecossistema para o desenvolvimento de uma Universidade Federal do Tocantins 4.0.