Esse site utiliza cookies
Segunda temporada do documentário Sankofa tem gravações produzidas no laboratório de gastronomia do Câmpus de Arraias
O cerrado é uma das regiões mais biodiversas do mundo, com uma grande variedade de frutos nativos, muitos dos quais são fundamentais na alimentação das populações locais. O uso dos frutos do cerrado e a valorização da culinária tradicional do nordeste goiano e sudeste do Tocantins é um dos temas a serem abordados na segunda temporada do documentário Sankofa : À África que habita em mim, que inclui a participação da Universidade Federal do Tocantins.
As gravações foram realizadas no laboratório de gastronomia do Câmpus de Arraias, onde também ocorreram as produções e experimentos com os frutos do cerrado, no âmbito do projeto GOsTO. Este projeto de pesquisa e extensão é administrada pela professora Thamyris Andrande, e tem como objetivo promover a valorização da alimentação com frutos do cerrado, ao mesmo tempo em que fortalece a alimentação ancestral dos povos tradicionais da região. A principal ação do projeto é o Festival Gastronômico de Arraias, evento que já contou com quatro edições, sendo três presenciais e uma virtual. O festival tem sido uma plataforma importante para a divulgação e o reconhecimento das riquezas gastronômicas locais, além de promover a preservação da cultura alimentar do cerrado.
A primeira temporada abordou os principais países responsáveis pela emissão de negros escravizados para o território brasileiro, destacando o contexto histórico africano. Já na segunda temporada, o foco se volta para os "pedaços de África no Brasil", explorando as influências culturais e gastronômicas deixadas pelos povos africanos no país. Nesse contexto, a Universidade Federal do Tocantins contribui com a valorização dos frutos do cerrado e a alimentação ancestral dessa região, demonstrando como os saberes tradicionais e os ingredientes locais estão interligados à história e à identidade dos povos do Brasil, especialmente no que diz respeito à culinária e ao fortalecimento de suas raízes culturais. A segunda temporada estaá prevista para ser lançada em 2025.
Sankofa: a África que te habita é uma série documental que vai narrar, em 10 episódios, a expedição de César Fraga, fotógrafo afrodescendente que um dia sonhou ir ao encontro de sua própria história na África; e de Maurício Barros de Castro, escritor e professor pesquisador da diáspora africana. Juntos eles percorreram dezenas de cidades e povoados de 9 países do continente africano em busca de lugares de memória do tráfico transatlântico de pessoas negras.
Em muitas culturas africanas e afrodescendentes, Sankofa é um princípio de sabedoria e reflexão. O conceito nos lembra da importância de resgatar e preservar as lições do passado, a fim de garantir que as gerações futuras possam se beneficiar dessas experiências.
Produção do documentário: FBL Vídeos e o diretor Silvio Guindane
Com informações de Thamyres Carvalho