Esse site utiliza cookies
Aberta seleção para docentes da Unitins com vagas para alunos especiais no PPGECS
Está aberto o prazo para a inscrição de docentes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências e Saúde, ofertado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 07. Estão disponíveis 10 vagas por meio do Processo de Seleção Simplificada para Aluno Especial, em concordância com o Termo de Cooperação Técnica para o Fortalecimento de Programas de Pós-Graduação, assinado em 2021 pelas duas instituições.
Conforme o edital, podem participar da seleção profissionais de nível superior das áreas de Ensino em Ciências e Ensino em Saúde com vínculo ativo com a Unitins. Todo o processo de inscrição deverá ser feito on-line. Ainda de acordo com o edital, os critérios de seleção são exposição de motivos ou justificativa e análise do currículo, preferencialmente o Lattes. Do total de vagas disponíveis, 10% (duas vagas) serão destinadas para população preta, parda, indígena, quilombola e pessoas com deficiência, cujos candidatos obtiverem maiores pontuações.
As 10 vagas para alunos especiais são para a disciplina de Metodologia da Pesquisa, que tem carga horária de 60 horas e vai ocorrer no formato híbrido, sendo as aulas em dias de quinta-feira pela manhã, segundo informa o edital. É importante ressaltar que os profissionais aprovados no processo seletivo simplificado poderão concorrer, em outra oportunidade, para as vagas de aluno regular no Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde.
O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 11 de março, a partir das 17 horas. As aulas iniciarão no dia 17 de março, conforme o cronograma divulgado pelas instituições.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca que a parceria entre as instituições oportuniza a capacitação dos docentes que compõem os colegiados dos cursos da área da Saúde, em especial o novo curso de Medicina. "O mestrado em Ensino em Ciências e Saúde faz parte do plano de estruturação e ampliação da área da Saúde no Câmpus de Augustinópolis, onde temos Enfermagem e Medicina. Fizemos o mapeamento e identificamos a necessidade de titulação dos nossos docentes, principalmente os médicos, que já são bons profissionais, e que a gente trabalha para que sejam bons médicos professores. Essa parceria com a UFT traz a possibilidade de oportunizar a formação em nível de mestrado para os docentes da região, pois é um curso que vai discutir as políticas públicas de saúde, a realidade do território e, de forma específica, do Bico do Papagaio. Esse é apenas o primeiro projeto da Unitins nesse sentido e continuamos trabalhando para ampliar as oportunidades em cursos de mestrado. Acreditamos que o sucesso na formação do nosso acadêmico depende diretamente da qualidade da aula que o professor vai entregar. Capacitando nosso docente, entregamos para a sociedade acadêmicos cada vez melhores", pontuou.
Confira todos os detalhes do processo seletivo acessando o edital.