Esse site utiliza cookies
Aberto cadastro para professores interessados em cursar licenciaturas
A partir desta quarta-feira (18), até o dia 31 de janeiro de 2020, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe os dados de professores, em exercício, na rede pública que queiram cursar licenciatura na área em que atuam.
Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse processo pretende identificar aqueles que têm real interesse em se especializar. As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados em 2020.
Os interessados devem cadastrar seus currículos na Plataforma Capes de Educação Básica e preencher os formulários que pedem dados sobre sua formação e atuação profissional. Essas informações serão analisadas e validadas pelas Secretarias de Educação às quais os candidatos estão vinculados.
A manifestação de interesse dos professores e a validação pelas Secretarias ainda não garantem a oferta dos cursos, mas a intenção é de que norteiem o atendimento gradativo das demandas. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – já terão seus próximos editais direcionados por essas informações.
A iniciativa contribui para o alcance da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A meta aborda as estratégias que preveem consolidar e ampliar plataformas eletrônicas e implementar cursos e programas especiais, para assegurar formação superior aos professores que estão em exercício, mas que possuem somente formação de nível médio.
Confira o Manual do usuário e o Tutorial para interesse em formação.
Reforço
O coordenador institucional do Parfor/UFT, Vitor Coelho, ressalta a importância dessa informação chegar aos professores da rede pública: "Dessa forma, eles podem ter acesso e oportunidade de se inscreverem na plataforma, colocando o currículo e os dados pessoais, indicando, sobretudo, o curso de licenciatura que eles têm interesse. Reforço, ainda, a importância das parcerias com as Secretaria de Educação do estado e dos municípios e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)", disse. (Com colaboração de Thuany Gonçalves/Sucom-UFT)