Atenção!
Alunos da UFT recebem formação em "Desejos Humanos: Práticas Artísticas, Lutas e Direitos Humanos”
No dia 28 de agosto, a Sala de Práticas Cênicas, do Bloco de Teatro do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu um grupo de alunos da Rede de Cidadania e Direitos Humanos (RCDH) para uma etapa do curso formação "Desejos Humanos: Práticas Artísticas, Lutas e Direitos Humanos", conduzido pela docente Renata Patrícia. O curso visa promover uma reflexão sobre os direitos humanos a partir da experiência estética, dos desejos pessoais e das experiências compartilhadas que representam o coletivo.
A aluna Ingrid Martins Sena, que estuda o quinto período de Engenharia Ambiental na UFT, uma das bolsistas na RCDH, enfatizou a perspectiva sensível e prática a respeito dos direitos humanos que o encontro trouxe. “Aprendemos a olhar e realmente enxergar o próximo; aprendemos como desenvolver empatia e compreensão pelos desejos e necessidades dos outros e como isso ajuda a promover uma cultura de respeito e proteção dos direitos humanos”, mencionou a aluna.
De acordo com a pró-reitora de extensão, professora Maria Santana Milhomem, as temáticas da RCDH exploram a formação humanística em diversas áreas. “Acredito que o teatro é uma ferramenta poderosa de expressão e resistência, fundamental para quem deseja abordar temas sensíveis como os direitos humanos. Agradeço a disponibilidade de nossos professores nesta etapa de formação pessoal e coletiva que se conectam com a realização e proteção dos direitos humanos em nosso Estado”, enfatizou a gestora.
“Participar do curso foi uma experiência incrível e enriquecedora pra mim como estudante de Medicina. Tive a chance de explorar como as práticas artísticas se conectam com a luta pelos direitos humanos. A interação com colegas de outros cursos mostrou o quanto a interdisciplinaridade é importante. As dinâmicas propostas, a maneira como o evento foi conduzido e a conexão criada com os outros participantes proporcionaram uma experiência que vai além dos livros e da prática clínica, me ajudando a desenvolver uma visão mais humana do cuidado”, mencionou Francisco David Gomes de Carvalho, estudante do nono período do curso de Medicina da UFT.
A professora Renata Patrícia da Silva, ministrante do curso, esclareceu que a formação é realizada por meio de oficinas práticas envolvendo jogos baseados no arsenal do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. “Trata-se de uma construção de narrativas escritas; apreciação e experimentações artísticas. O trabalho junto aos extensionistas busca possibilitar relações do conhecimento sensível com conteúdos conceituais adquiridos em outras formações da Rede de Cidadania e Direitos Humanos”, explicou a docente.
“A atuação dos(as) professores(as) na formação de alunos(as) está relacionado aos objetivos da Rede de Cidadania e Direitos Humanos, visando alcançar a promoção de valores para a Justiça social, como a igualdade, o respeito e a dignidade humana, possibilitando, também, a transformação social. Esses(as) alunos(as) estão conosco com o objetivo de realizar ações em dezessete municípios e se tornarem, cada vez mais, defensores desses direitos em suas próprias vidas e comunidades”, cita a coordenadora da RCDH, professora Liza Aparecida Brasilio.
Em conclusão, o aluno João Pedro Simões Buenaga Sevilha, do segundo período do curso de Direito da UFT, menciona que participar do curso foi diferente e transformador. “Foi uma experiência única de aprendizado. Compreendi a importância do Teatro como um direito que deve ser acessível a todos, capaz de transformar vidas e promover o bem-estar, sem distinção”, encerrou o discente.
