Atenção!
Alunos do curso de Ciências Biológicas do IFTO visitam o Museu de Morfologia da UFT
O Museu de Morfologia do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Câmpus de Dianópolis, para uma visita aos projetos vinculados aos laboratórios de Anatomia.
De acordo com a professora Tainá Abreu, da equipe do Museu, a visita foi uma oportunidade valiosa para que os acadêmicos do IFTO aprofundem seus conhecimentos em anatomia animal e humana. Durante a atividade, eles exploraram exemplares da fauna silvestre, estruturas microscópicas e técnicas utilizadas no estudo da morfologia, além de trocarem informações sobre os diferentes processos de ingresso na UFT e as pesquisas desenvolvidas na instituição. Tainá também destacou o grande empenho dos estudantes, que enfrentaram uma longa jornada de Dianópolis até Palmas, saindo às 4h da manhã e viajando muitos quilômetros para participar da experiência.
A professora Vanessa Carolina de Sena Correia, coordenadora do curso licenciatura em Ciências Biológicas do IFTO, Câmpus de Dianópolis, mencionou que esta foi a terceira vez que os estudantes visitaram a UFT e a visita ocorreu de forma única e enriquecedora, desde a primeira vez: “A professora Tainá, com seu trabalho maravilhoso, transmite muito amor e dedicação em tudo o que faz. Aprendemos bastante sobre Anatomia, Ecologia, e, principalmente, sobre o respeito e amor aos animais. A experiência no Museu deixou os estudantes mais entusiasmados e apaixonados”.
“O Museu de Morfologia da UFT é um espaço de grande relevância para a formação acadêmica e para a educação científica. Agradeço o convite da equipe para participar da recepção aos alunos e professores de Dianópolis. Acredito que essas ações permitem observar de perto como a universidade tem se empenhado em integrar ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos estudantes uma vivência prática enriquecedora. Sou orgulhoso em representar e sempre parabenizo os alunos, técnicos e professores do Câmpus de Palmas pelas belas iniciativas que temos para a troca de conhecimentos e aproximação ainda mais a comunidade acadêmica da sociedade”, comentou o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto.
A professora Tainá Abreu também explicou que:
“O Museu de Morfologia surgiu a partir de um projeto de extensão que promove visitas aos laboratórios de saúde da universidade, recebendo estudantes de diversos níveis de ensino. O acervo conta com peças anatômicas humanas e de animais silvestres, recebidos por meio de uma parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Muitos desses animais, vítimas de atropelamentos ou crimes ambientais, são preservados através de técnicas de taxidermia e montagem de esqueletos, sendo utilizados na educação ambiental.”
