Esse site utiliza cookies
Aula Magna discute os desafios da pesquisa geossociolinguística na Amazônia
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, promoveu na última quinta-feira (07), uma aula magna com o tema "Os desafios da pesquisa geossociolinguística na Amazônia brasileira". O evento, ministrado pelo professor Romário Duarte Sanches, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), reuniu a comunidade acadêmica para uma reflexão sobre as particularidades da pesquisa linguística na região amazônica.
A professora Greize Alves, organizadora do evento, destacou a complexidade de descrever o português falado na Amazônia. Segundo ela, a falta de recursos financeiros e as dificuldades em coletar dados linguísticos, especialmente sob a perspectiva da Geolinguística Pluridimensional, são os principais desafios enfrentados pelos pesquisadores.
Outro ponto abordado na palestra foi a importância de transformar os dados coletados pelos atlas linguísticos em materiais didáticos acessíveis ao público em geral. "Outro desafio é transformar os dados já documentados pelos atlas linguísticos (produtos da pesquisa geossociolinguística) em materiais acessíveis ao público geral, sobretudo em materiais didáticos que possam auxiliar os professores de língua portuguesa quanto ao ensino de normas linguísticas, para que a noção de variação diatópica (geográfica) saia do senso comum e que o estudante reconheça a legitimidade de sua fala como uma possibilidade de uso da língua", afirmou a professora Greize.