Esse site utiliza cookies
Bio-óleo e nanocelulose serão apresentadas em feira tecnológica
A I Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec) que ocorrerá nestas quarta e quinta-feiras (21 e 22), das 17h às 22h no Câmpus da UFT em Palmas, receberá exposições de produtos e serviços de diversas áreas diferentes, entre elas, do Agronegócio. As professoras Raquel Marchesan e Lívia Cassia, do colegiado de Engenharia Florestal (Câmpus de Gurupi), desenvolveram juntamente com o auxílio de alunos e professores por meio de Projeto de Pesquisa e Extensão, a nanocelulose e o bio-óleo, produtos que contribuem positivamente para o Agronegócio.
O aluno do curso de Engenharia Florestal, Elias de Assis, comenta sobre o conhecimento acadêmico obtido durante a realização do projeto. "O projeto realizado com a professora Lívia sobre nanocelulose foi realizado durante um ano e com ele pude aprender a respeito de uma área que até então eu desconhecia, aprendendo sobre as diversas aplicações da nanocelulose para o setor florestal e a trabalhar em laboratório."
Confira abaixo as imagens e as descrições de cada produto:
-
Bio-óleo
Obtido da queima de fontes lignocelulósicas, o bio-óleo é considerado como uma alternativa complementar às fontes fósseis no processo de fabricação de combustíveis e outros produtos químicos como as da indústria da química fina, farmacêuticos, detergentes fibras sintéticas, plásticos, fertilizantes, lubrificantes, solventes, ceras, coque, asfalto, entre outros.
O bio-óleo tem como contribuição a utilização como fertilizante, pesticida e na geração de energia, além de possuir componentes antioxidantes que são utilizados na indústria de fármacos. É um produto renovável que pode substituir os derivados de petróleo.
-
Nanofibras de Celulose
As nanofibras de celulose são estruturas com dimensões nanométricas obtidas a partir de fontes lignocelulósicas. É um material renovável, biodegradável e apresenta grande potencial de aplicação nas mais diversas áreas devido às suas excelentes propriedades. Nanocelulose, por ser considerada um bioplástico, pode ser utilizada na substituição de embalagens plásticas como a de pesticidas por exemplo, que também são produtos a base de petróleo. Além disso, utiliza resíduos orgânicos na sua produção, diminuindo o impacto causado pela geração dos gases de efeito estufa na incineração dos mesmos a céu aberto. É um produto renovável e biodegradável, causando menos impacto ao meio ambiente.
I UNITECA UFT, em parceria com o Sebrae, Fieto, e com as Instituições de Ensino Superior (Unitins, IFTO, Unirg, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins e Itpac) está organizando a I Unitec (Feira Tecnológica Universidade Empresa), que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Novembro de 2018, no Câmpus da UFT em Palmas. |
Leia mais
- Feira no Câmpus de Palmas será vitrine de novas tecnologias para empresas
- Aplicativo colaborativo PMW77 será exposto em feira tecnológica
- Tecnologia social da Universidade da Maturidade será apresentada na I Unitec
- Sorvete que traz benefícios à saúde será uma das atrações na Unitec
- Produtos e serviços com estudos moleculares serão exibidos em feira tecnológica
- Milho: maior produção com menor custo já é uma realidade
- Pesquisador da UFT desenvolve bioestimulantes de vegetais
- Inovações na área da construção civil serão expostas em feira tecnológica
- Óleo de Noni, desenvolvido por pesquisadores da UFT, é usado como repelente e inseticida
- Projeto de tratamento sustentável de água de chuva da UFT será exposto