Atenção!
Câmpus de Miracema realiza o VIII Acolhe do curso de Psicologia
No dia 10 de março de 2025, o curso de Psicologia do Câmpus de Miracema deu início às atividades de recepção aos estudantes novatos. Esse momento marca o início de uma nova jornada acadêmica, repleta de descobertas, desafios e oportunidades de crescimento. A programação do VIII Acolhe do curso de Psicologia ocorreu de forma articulada ao Acolhimento Integrado de todos os cursos do Câmpus de Miracema, que tem como objetivo promover uma recepção acolhedora e informativa aos ingressantes.
Iniciado em 2018, o programa Acolhe do curso de Psicologia chega à sua 8ª edição com uma programação especial. Para garantir uma integração significativa, a comissão organizadora, composta por docentes do colegiado do curso, incluindo a professora Juliana Biazze Feitosa e o professor Igor do Carmo Santos e por estudantes veteranos que integram a comissão, elaboraram uma programação moderna. As atividades proporcionam um espaço de escuta e troca de experiências sobre a vida universitária em Miracema, as especificidades do curso de Psicologia e sua dinâmica acadêmica, além de oferecer um primeiro contato com a estrutura do Câmpus, os programas institucionais e os projetos de pesquisa e extensão.
No primeiro dia de atividades do Acolhe em 2025, foram feitas algumas dinâmicas a fim de apresentar os ingressantes ao curso de uma forma descontraída. Primeiramente, foi apresentado um jogo com questões sobre psicologia, feito pela comissão organizadora, onde os presentes respondiam perguntas de verdadeiro ou falso sobre a atuação do psicólogo. Nesse primeiro momento, os estudantes tiveram a chance de aprender mais sobre a Psicologia, assim como tirar suas dúvidas sobre o curso e a profissão. Após essa atividade, os veteranos tiveram uma breve conversa acerca do ambiente universitário com os calouros, que expressaram suas preocupações e tiveram suas questões respondidas.
Em seguida, foi feita a exibição de alguns cartazes informativos sobre diversas abordagens e campos de atuação do psicólogo. As alunas da comissão organizadora apresentaram as principais atuações dos profissionais da área, bem como abriram espaço para dúvidas e comentários sobre o tópico. Nesse momento, os estudantes tiveram o primeiro contato com as possibilidades práticas da Psicologia. Em conjunto, as alunas também comentaram sobre os projetos de extensão e iniciação científica ofertados pelos docentes do curso, projetos esses que possibilitam maior aproximação com as diversas áreas de atuação do psicólogo.
A caloura Beatriz Freitas Rodrigues, de 19 anos, compartilhou suas opiniões sobre o primeiro dia do Acolhe. Ela expôs que foi uma experiência muito positiva, que a permitiu olhar não só a universidade, mas também seus veteranos e professores, com outros olhos, devido às atividades feitas. Ela contou que se sentiu abraçada e conseguiu quebrar muitos dos estigmas que são colocados em cima do ambiente universitário. Segundo Beatriz, foi de suma importância a aproximação entre docentes e discentes, já que isso a ajudou a olhar o ambiente acadêmico e suas interrelações de outra maneira.
