Esse site utiliza cookies
Central QualiTOPAMA supervisiona soluções tecnológicas do projeto em 10 municípios
Dez cidades receberam visitas técnicas do Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Central QualiTopama), desenvolvido no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para supervisão da instalação da solução tecnológica. São elas: Marabá-PA, Itupiranga-PA, Brejo Grande do Araguaia-PA, São Domingos do Araguaia-PA, Bom Jesus do Tocantins-TO, Tocantinópolis-TO, Piraquê-TO, Carmolândia-TO, Santa Fé do Araguaia-TO e João Lisboa-MA. As visitas foram realizadas entre os meses de setembro e outubro.
Tais soluções tecnológicas foram criadas em conjunto com a Acone, empresa contratada para a criação do software, que também desenvolveu o serviço de instalação do painel Topama de indicadores do Programa de Qualificação das Ações em Vigilância em Saúde (PQA-VS), de implantação dos softwares sistema de vigilância sanitária, sistema agente de combate à endemia, sistema de indicadores da saúde da mulher e testagem de sífilis em gestantes.
“Tem sido uma experiência ímpar participar deste projeto. Estamos muito felizes em ter a Central QualiTopama e sua solução tecnológica em nossa cidade e vamos fazer os ajustes para usarmos o quanto antes”, afirmou Cícera Cunha, secretária Municipal de Saúde da cidade João Lisboa-MA.
O Coordenador de Tecnologia da Informação da Central QualiTopama, Rogério Nogueira, detalha que tais ações de tecnologia da informação do projeto foram criadas a partir de um painel de monitoramento de informação do projeto PQA-VS. “Durante as visitas, foram avaliadas as instalações das soluções tecnológicas, identificando quais demandas e dificuldades surgiram, desde a implementação, e também revisando o progresso do treinamento das ferramentas”, explicou.
Estas soluções tecnológicas estão sob licença perpétua para uso nos municípios que firmaram parceria com a Central QualiTOPAMA. Desse modo, os softwares em questão não poderão ser reproduzidos para cidades não pertencentes ao projeto, sem a autorização da Acone.
“Todas essas 10 cidades que receberam as visitas técnicas, nos últimos dois meses, estão implementando pelo menos um dos sistemas. Isso demonstra para nós que as soluções tecnológicas têm sido bem acolhidas e estão alinhadas com os objetivos das prefeituras”, avaliou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.
Central QualiTopama
A Central QualiTopama é um projeto que articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área.