Esse site utiliza cookies
CineClube UFT promove reflexão crítica sobre cidades através do cinema
O "CineClube UFT: Pensamento Crítico, Arquitetura e Cidade", um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem desempenhado um papel importante na formação crítica sobre os fenômenos das cidades capitalistas e suas contradições. Aberto à participação de docentes, discentes, técnicos e o público externo, o CineClube UFT utiliza filmes como principal recurso didático, complementados por leituras de autores que discutem a cidade e a arquitetura.
O projeto usa o cinema e o debate como meio para sensibilizar a comunidade sobre temas sensíveis da contemporaneidade, como disputas pelo espaço nas cidades, exclusão social, simultaneidade e ansiedade. Em sua terceira edição, o CineClube UFT acontece anualmente durante um semestre. Na edição de 2024, as sessões acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras,a partir das 14h, no CineSesc na 502 Norte.
Segundo o coordenador do projeto, Roberto de Almeida Bottura, os alunos da UFT assumem um papel protagonista no processo de ensino-aprendizagem promovido pelo CineClube UFT. “A reflexão crítica sobre os filmes permite problematizar aspectos da sociedade contemporânea, e professores, alunos e outros participantes discutem e ampliam suas visões, fortalecendo o pensamento crítico e articulando respostas para problemas reais”, destacou.
O CineClube UFT está vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo e, através de projeções e debates, busca ampliar a educação em arquitetura além das fronteiras da sala de aula, incentivando a aprendizagem ativa e o reconhecimento das manifestações culturais e humanas do ambiente construído. Cerca de 300 pessoas já participaram das atividades do CineClube UFT.