Esse site utiliza cookies
Clima Espacial será tema de palestra na UFT nesta quarta, em Palmas
Quer saber o que o clima espacial tem haver com a sua vida e como o assunto impacta economicamente o mundo? Então garanta sua presença na palestra que será realizada por Clezio Marcos de Nardim, coordenador da Divisão de Aeronomia e do Programa de Clima Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento será no dia 9 de outubro, às 14h, no Câmpus de Palmas, Bloco D, Sala 2.
Clima Espacial
Clima espacial diz respeito ao conhecimento e à predição da resposta do ambiente espacial às contínuas mudanças dos fenômenos solares. Segundo Nardim, a atividade afeta desde o funcionamento de satélites em órbita da Terra até o uso de receptores GPS na superfície. “É importante estudarmos o clima espacial porque a vida moderna é baseada na tecnologia”, disse ele. O pesquisador explicou que agricultura e a atividade petrolífera são exemplos de áreas que podem ser afetadas pela atividade do Sol.
Nardim viaja o país ministrando palestras sobre o tema há alguns anos. Entre as suas intenções está a de incentivar as pessoas a quererem aprender mais sobre o assunto e a trabalhar no Programa Espacial Brasileiro. “Precisamos de mão de obra qualificada para que o programa cresça e seja ainda mais eficiente”, destacou o pesquisador.
Visita
No último dia 7 de outubro, Nardim se encontrou com a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT, professora Claudia Auler, e com os professores Salmo Moreira Sidel, Washington Luiz Carvalho e Ewerton Silva de Camargos.
O encontro teve como objetivos a instalação de um magnetômetro - instrumento utilizado em medidas de intensidade de um campo magnético - e também a apresentação dos produtos e serviços do Inpe. Na ocasião, também conversaram sobre um acordo de cooperação entre os pesquisadores da UFT, dos cursos de Física, Ciências da Computação, Engenharias Civil e Elétrica .
Na sexta-feira, dia 11 de outubro, Nardim irá se reunir com o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato. (Com informações no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)