Atenção!
Como parte do Projeto de Extensão "Promovendo a Saúde Masculina", primeira oficina de Yoga é realizada na Unidade Penal de Miracema
Na manhã do dia 21 de outubro de 2024, a Unidade Penal de Miracema, cidade do interior do Tocantins, sediou a oficina de Yoga, atividade integrada ao projeto de extensão "Promovendo a Saúde Masculina". Coordenado pelos professores Ingrid Beserra e Leila Aizza, do curso de Serviço Social; Vicente Cabrera, do curso de Educação Física, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Miracema, a ação faz parte de uma série de iniciativas que visam promover a saúde física e mental das 119 pessoas privadas de liberdade, proporcionando um ambiente mais saudável e colaborativo dentro da unidade.
A prática de Yoga, reconhecida por seus benefícios para o corpo e a mente, marca o início das atividades planejadas para fortalecer o bem-estar dos internos, trabalhando aspectos como redução do estresse e o equilíbrio emocional. Segundo o professor Vicente Calheiros, os benefícios destas práticas são muitos, saindo apenas do físico e mental. “O yoga não é apenas uma prática de alongamento, visa oportunizar uma reconexão consigo, objetivando, até mesmo, a mudança de conceitos morais. Ao pensarmos na comunidade, é saber que estamos trabalhando no cuidado com a saúde dos homens”, disse ele.
O projeto conta com com a participação dos estagiários Elberth Bezerra, que também é policial penal na Unidade; Marco Vigiatto; Raquel Pinto; e Maria Cleide, todos do curso de Serviço Social da UFT - Câmpus Miracema. O envolvimento deles também desempenha um papel crucial, tanto no desenvolvimento de suas habilidades práticas quanto na sensibilização para o trabalho em ambientes com alta vulnerabilidade social.
Até o mês de março de 2025, estão previstas outras oficinas e ações educativas que integrarão esse projeto, cujo objetivo principal é a promoção de uma saúde mais ampla, incluindo cuidados com a saúde mental e estratégias de autocuidado. A iniciativa vem ao encontro das diretrizes de ressocialização e humanização no sistema prisional, ampliando o debate sobre a importância de práticas integrativas para a reabilitação das pessoas privadas de liberdade e sua reinserção na sociedade. Para Vicente, atividades como essa tem mostrado resultados: “Existem outras experiências com yoga para apenados e os resultados são reconhecidamente positivos, ainda mais ao levar em conta o movimento de ressocialização.”.
A UFT, juntamente com a coordenação do curso de Serviço Social, agradecem a Direção da Unidade Prisional de Miracema, o senhor Elson Vieira, por acolher o projeto.
Matéria produzida em conjunto com a Seção de Comunicação e Eventos da Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Miracema
