Atenção!
Congresso Nacional de Ensino de Libras reúne especialistas de todo o país em três dias de imersão e inovação
Entre os dias 9 e 11 de abril, educadores, pesquisadores, estudantes e entusiastas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) se reúnem em Palmas, para participar do Congresso Nacional de Ensino de Libras (Conalib). O evento, de caráter acadêmico e formativo, promove três dias intensos de oficinas práticas, palestras, debates e oportunidades de networking, com foco no fortalecimento do ensino de Libras no Brasil.
A realização do Conalib representa um passo importante para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que se consolida como referência nacional na formação de profissionais bilíngues. Pela primeira vez, um congresso brasileiro é inteiramente dedicado ao ensino da Libras, indo além da abordagem teórica que costuma prevalecer em outros encontros acadêmicos da área.
O professor Felipe Coura, que é do colegiado do curso de Letras-Libras no Câmpus de Porto Nacional da UFT, comenta a importância do evento. “Esse evento é pioneiro. É a primeira vez que temos um congresso com enfoque total no ensino da Libras. Isso tem uma grande importância para nós aqui no Tocantins, já que a Libras faz parte do currículo das escolas estaduais. Muitos professores da rede pública, tanto estadual quanto municipal, estão participando como forma de formação continuada”.
A programação do congresso oferece uma imersão completa na Libras, promovendo a troca de experiências entre profissionais da educação de diferentes regiões do país. O evento também se destaca por sua diversidade, reunindo representantes de secretarias municipais e estaduais de educação, professores, intérpretes e pesquisadores engajados com a causa da educação inclusiva.
Para muitos participantes, o evento tem sido uma experiência transformadora. É o caso de Sadjan Jelena, estudante do 5º período do curso de Letras-Libras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que viajou da cidade de Alagoinhas (BA) para viver esse momento. “É a primeira vez que ouço pessoas falarem diretamente sobre Libras. Esse congresso é uma experiência que marca não só a minha vida, mas também a vida das pessoas que receberão os conhecimentos que levarei daqui de Palmas para Alagoinhas, na Bahia”, relata emocionada.
Outro participante, Evaldo Campos, reforça a importância do congresso como espaço de aprendizado e articulação profissional. “O evento é fundamental para profissionais de Libras, professores e intérpretes, porque cria uma rede de compartilhamento de conhecimentos sobre a língua de sinais. Traz teoria, práticas, metodologias, abordagens pedagógicas e trata da vivência do povo surdo. Esses conhecimentos precisam ser disseminados, principalmente entre os ouvintes, para construirmos uma sociedade mais inclusiva e consciente”, destaca.
(*) Karyne Assunção e Luiz Eduardo Nunes são estudantes do curso de Jornalismo e cumprem estágio obrigatório na Sucom.
