Esse site utiliza cookies
UFT, prefeitura de Palmas e Fapto assinam convênio para Projeto de Soluções Baseadas na Natureza
Na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2025, no Gabinete do Reitor da UFT, foi assinado convênio para a realização do projeto "Soluções baseadas na Natureza: participação, governança e intervenção comunitária para criação de uma "Estação Modelo Sustentável" no Córrego Machado, em Palmas.
O projeto faz parte do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Planejamento Urbano Integrado e Sustentável - NEPPUR/UFT, coordenado pela professora Dra. Ana Beatriz Araújo Velasques, que também é coordenadora geral do projeto.
"O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Planejamento Urbano e Sustentabilidade, da UFT, vai realizar um trabalho junto com o Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias, em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano, da Prefeitura de Palmas, para oferecer para a população da região sul oficinas técnicas de capacitação relacionadas às soluções baseadas na natureza. Isso é uma tendência atual importante na área de paisagismo sustentável, de infraestrutura urbana sustentável, de conscientização da população sobre a importância das questões ambientais, correlacionadas às questões urbanas, e para demonstrar como é possível você ter uma cidade, uma urbanização. Uma cidade bonita, agradável, acolhedora, ao mesmo tempo adequada às questões climáticas e ambientais do local ou da cidade onde aquela comunidade está inserida. Então, o nosso principal objeto dentro desse trabalho é trazer essas oficinas para a população com esses conhecimentos e delas, na prática, produzir intervenções na região sul de Palmas, na área do futuro Parque do Córrego Machado, com interesse de incorporar a população nas discussões futuras relativas à definição do parque e também trazer essas novas tecnologias que são adequadas às questões climáticas e ambientais", afirma Velasques.
Também estiveram presentes e são parceiros do projeto a Secretaria de Planejamento Urbano de Palmas, representada pelo arquiteto e Urbanista Lúcio Cavalcante, e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - Fapto, através do coordenador geral, Léo Araújo.
Para Lúcio Cavalcante, "esse é mais uma ponte que a prefeitura vem construindo com a universidade, principalmente nas áreas de planejamento urbano, da questão de meio ambiente. É uma parceria muito importante também com o Ministério das Cidades para trabalhar esse tema específico das soluções baseadas na natureza, pensando na infraestrutura urbana. E aí é uma expectativa muito interessante para somar no outro grande projeto para a região sul de Palmas, trabalhando com toda a região do Córrego Machado, que ao longo do tempo se conformará num parque linear, na infraestrutura dos loteamentos regulares daquele entorno e de soluções de esporte, lazer e cultura para a população daqueles bairros".
O reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, comentou da importância de termos de coorperação como esse. "Hoje assinamos esse convênio da Universidade Federal do Tocantins, com participação da Fundação de Apoio e a Secretaria Municipal de Planejamento, que tem estreitado as relações conosco, principalmente a atuação do curso de arquitetura e o grupo de professores, estudantes e profissionais de outros cursos também que entregam essa equipe para auxiliar a prefeitura em projetos relacionados ao planejamento urbano, uma perspectiva de, inclusive, de aperfeiçoar o próprio plano diretor da cidade, que vai ser revisto daqui um tempo, em projetos específicos de revitalização e melhoria das condições para Palmas".