Esse site utiliza cookies
Curso de Pedagogia realiza apresentação teatral e debate sobre literatura infanto-juvenil
Na noite de 3 de setembro, alunos do curso de Pedagogia de Miracema realizaram uma atividade enriquecedora, que combinou artes cênicas e discussão crítica. Os estudantes apresentaram um teatro baseado em histórias infantis, seguido de um debate aprofundado sobre as escolhas metodológicas e o impacto dessas práticas em sua formação acadêmica e profissional.
A atividade foi promovida pela disciplina Literatura Infanto-Juvenil, coordenada pela Profa. Dra. Maria Irenilce Barros. Segundo a professora, a disciplina é fundamental para promover discussões sobre a importância da leitura e a influência dos clássicos da literatura internacional na formação dos leitores no Brasil. “A disciplina organiza atividades práticas, como o teatro, para estimular a leitura crítica, desenvolver a expressão corporal e visual dos acadêmicos e refletir sobre a dimensão da cultura e da arte na vida acadêmica, pessoal e profissional”, afirmou a professora.
O teatro apresentado pelos alunos foi o ponto alto da noite, envolvendo as turmas convidadas em uma experiência interativa e educativa. A atividade não apenas destacou a importância da literatura infanto-juvenil, mas também ofereceu uma oportunidade para os acadêmicos explorarem e expressarem suas interpretações das obras literárias. O debate subsequente permitiu uma reflexão crítica sobre a metodologia utilizada e seu impacto na formação dos futuros educadores.
De acordo com Profa. Maria Irenilce Barros, atividades como essa são essenciais para o desenvolvimento dos discentes, pois integram a teoria e a prática e proporcionam uma compreensão mais profunda da importância da literatura e da arte na educação. “Consideramos essa atividade como um aprendizado amplo para os discentes, uma vez que ela estimula a leitura crítica e promove uma reflexão significativa sobre a cultura e a arte”, destacou a professora.
O evento contou com a presença de várias turmas do curso, que se engajaram ativamente na discussão e apreciaram a apresentação teatral.