Esse site utiliza cookies
Dia do Zootecnista: estudantes e docentes do Curso de Zootecnia celebram data comemorativa
No dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista: profissional responsável e capacitado para garantir a qualidade, conservação, gerenciamento e monitoramento de animais e de produtos de origem animal. A data celebra esses profissionais e, também, homenageia a primeira aula do primeiro curso superior de Zootecnia no Brasil.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), agora Federal do Norte do Tocantins (UFNT), vem formando zootecnistas, que atuam nos mais diversos setores que necessitam de conhecimentos da Zootecnia, desde 1999. O curso, ofertado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) do Câmpus de Araguaína, apresenta conceito 4 na avaliação do MEC e conta com uma equipe de professores altamente qualificados, prontos para possibilitar um excelente ensino aos estudantes.
Para o coordenador do curso, Rômulo Augusto Guedes Rizzardo, algumas características são fundamentais para aqueles interessados em Zootecnia: “Quem escolhe trabalhar com Zootecnia deve gostar muito de animais, de pessoas e da natureza” e salienta o valor desse profissional: “É um profissional que atua em toda cadeia produtiva de proteínas de origem animal”.
Para a estudante do 10º período de Zootecnia, Tainah Brito Carneiro, a importância e relevância da profissão são amplificadas com os aprendizados promovidos pela Universidade: “O acadêmico de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins possui diversas oportunidades dentro do curso; o contato com a prática e a vivência do dia a dia do campo é favorecida pelos Câmpus escola-fazenda, proporcionando aos alunos experiências práticas, o que é fundamental para aprimorar o conhecimento teórico”, Tainah revela ainda seu apreço pelo curso: “Estudar no curso de Zootecnia da UFT me proporcionou experiências e oportunidades que levarei sempre na minha bagagem de conhecimento”.