Esse site utiliza cookies
Disciplina Encontro de Saberes realiza primeiro módulo da segunda edição no Câmpus da UFT em Palmas
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde (PPGECS), vão oferecer, nesta quarta, quinta e sexta-feira, 24, 25 e 26 de maio, respectivamente, mais um módulo da disciplina Encontro de Saberes na Universidade. O módulo, intitulado Extensão na Graduação e Pós-Graduação, terá suas aulas iniciais ministradas, pela primeira vez, no Câmpus da UFT em Palmas. As atividades da disciplina serão híbridas, com participação presencial da Mestra Dona Felisberta do território quilombola de Jacuba, do município de Natividade - TO. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário eletrônico.
As aulas do módulo são abertas para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFT, além de membros de outras instituições. Após os encontros presenciais, as aulas ocorrerão de modo remoto e terão como foco principal os escritos de Cartas Pedagógicas. O último encontro da disciplina será realizado no final de junho de forma online. Os participantes que cumprirem 75% da carga horária da disciplina receberão certificação de 30 horas. A disciplina tem como objetivo incluir mestres dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das casas de religião de matriz africana e das culturas populares como protagonistas da ação educativa nas universidades em disciplinas regulares, aproximando, assim, os saberes acadêmicos e os saberes populares.
A professora Solange Nascimento, pesquisadora na área de relações étnico raciais na UFT, explica que o este módulo ofertado no Câmpus de Palmas faz parte do projeto piloto da disciplina na UFT, em que a primeira edição foi realizada no Câmpus de Arraias, em maio de 2022. Ela também destaca que esta segunda edição, realizada em parceria com o PPGECS, traz uma intersecção com a área da saúde, unindo o conhecimento científico com o popular. “A mestra que irá ministrar o curso é a dona Felisberta, mais conhecida como dona Felis, moradora de Natividade que também é uma erveira que tem vasto conhecimento sobre as plantas medicinais, sobre seus usos e os vários benefícios que elas podem trazer à saúde. Ela também trabalha com a questão do sagrado feminino e com a questão da ancestralidade da população afro-brasileira”, ressalta a professora.
Confira a programação presencial da disciplina:
- 24 de maio
Abertura |
Horário: 19h às 21h |
Local: Sala 06, Bloco D |
- 25 de maio
Atividade: Escutatória e diálogos com a Mestra Dona Felisberta. |
Horário: 14h às 17h30 |
Local: Sala 06, Bloco D |
- 26 de maio
Atividade: Escutatória e diálogos com a Mestra Dona Felisberta |
Horário: 14h às 17h30 |
Local: Sala 06, Bloco D |
Sobre o programa Encontro de Saberes
O programa "Encontro de Saberes" surgiu em 2010, por iniciativa do antropólogo José Jorge de Carvalho, professor da Universidade de Brasília (UnB). A partir deste marco, o movimento alcançou cerca de 10 universidades públicas no Brasil, chegando ao exterior. A ação promove a inclusão de mestres dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das casas de religião de matriz africana e das culturas populares como protagonistas de ação educativa pautadas na produção de “saberes outros” nas universidades, em componentes curriculares aproximando, assim, os saberes acadêmicos e os saberes populares.