Esse site utiliza cookies
Docentes da UFT participam de oficina para planejamento da conservação de espécies ameaçadas
Entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024, docentes do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram da 2ª Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Ictiofauna, Herpetofauna e Primatas do Cerrado, Pantanal e Amazônia (CERPAM). O evento, organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), foi realizado no Câmpus de Campo Grande da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Representando a UFT, participaram a professora Carine Cavalcante Chamon e os professores Thiago Nilton Alves Pereira e Thiago Gonçalves Portelinha, junto a outros 40 pesquisadores das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
A oficina teve como principal objetivo traçar estratégias para mitigar os impactos que ameaçam a biodiversidade das regiões do Cerrado, Pantanal e Amazônia. Durante os cinco dias de trabalho, foram definidas ações prioritárias a serem executadas nos próximos cinco anos, com foco na redução das ameaças às espécies em risco de extinção.
Além da contribuição científica e técnica, os docentes da UFT foram indicados como membros do Grupo de Apoio Técnico (GAT), que terá a responsabilidade de fomentar e acompanhar a execução das ações definidas no Plano de Ação Nacional (PAN).