Esse site utiliza cookies
Egressos da UFT destacam-se e fazem a diferença no Estado
Uma educação superior gratuita e de qualidade, que impacta a sociedade e promove transformação social, com responsabilidade, é parte da missão que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem oferecido a milhares de pessoas que já passaram pela instituição. Nos últimos 20 anos, 26.595 diplomas foram entregues realizando sonhos e permitindo que vários egressos exerçam seu trabalho com empenho e cuidado, provocando melhoria para a sociedade que o cerca.
Desenvolvimento Social
João Junior é um desses alunos. De família simples, oriunda da zona rural do município de Wanderlândia, no Tocantins. João cresceu com vários sonhos e por meio de muito estudo e esforço - primeiro a graduação em Matemática pela a UFT, em 2013; e depois em Direito, em 2021. Ele foi alcançando seus objetivos. Foi professor do município, servidor da UFT como Técnico em Assuntos Educacionais, por quatro anos; oficial de inteligência em cargo de carreira da Agência Brasileira de Inteligência e, recentemente, conquistou o sonho de ser Defensor Público do Estado.
“A UFT foi essencial na minha formação profissional e pessoal, já que foi nesta instituição que tive a oportunidade de cursar graduação e assim ser inserido no mercado de trabalho. Através da formação acadêmica eu tive a capacidade de obter disciplina e responsabilidade, virtudes que me possibilitam ser um profissional melhor”, afirma Junior.
Ele conta que conhece a dificuldade que cerca de 90% da população tocantinense enfrenta, em sua maioria formada por pessoas hipossuficientes, e, pra ele, poder chegar à Defensoria Pública do Tocantins e agir de fato na vida de quem mais precisa é muito gratificante. Junior tomou posse recentemente, está passando pelo treinamento inicial para então ir para a comarca para a qual foi designado: “A defensoria é servir a quem mais precisa, garantir o acesso à Justiça àqueles que não têm essa oportunidade, não têm a chance de ter a garantia de seus direitos constitucionais. Pra mim é uma sensação de realização tanto pessoal como profissional, sentimento de amor e realização de estar no cargo, de saber que o meu trabalho vai contribuir para a melhoria da vidas das pessoas, concretamente”.
Meio Ambiente
Wallace Rafael Rocha Lopes, egresso do curso de Engenharia Ambiental da UFT, é conhecido por sua atuação em defesa do meio ambiente. Formado em Engenharia Ambiental (UFT), especialista em Sistemas Mínero-metalúrgicos (UFOP) e em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (UFT), também é mestre em Engenharia Ambiental nas áreas de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento (UFT) e doutorando em Desenvolvimento Sustentável (UnB). Ocupa o cargo de Analista Ambiental, tendo desempenhado atividades como coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental e Superintendente Substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Estado do Tocantins. Atualmente dedica-se às atividades de fiscalização, no Ibama, como agente ambiental federal e coordenador operacional.
Para ele, a UFT foi muito mais do que uma instituição de ensino superior: “Ela foi um espaço onde eu pude crescer e me desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente. Ingressei em 2003 no curso de Engenharia Ambiental, que temos o orgulho de dizer que foi o primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil, e lá tive a oportunidade de aprender com excelentes professores e ter acesso a uma vasta gama de conhecimentos sobre a área ambiental”.
A UFT não fez parte apenas de seus estudos. Com dificuldades financeiras para se manter em Palmas, Wallace resolveu concorrer a uma vaga no primeiro concurso para técnico administrativo da UFT, no ano de 2005. Ele foi aprovado e a partir de então, passou a viver na Universidade das 8h da manhã até as 22h, para consegui conciliar trabalho e estudos num curso de período integral e com uma carga horária excessiva. “A julgar pelo tempo que passava na UFT costumava dizer que ela era a minha Primeira Casa”, brinca ele.
O egresso menciona, ainda, que teve a oportunidade de cursar MBA e o mestrado na UFT. Os cursos, de acordo com Wallace, foram fundamentais para aprimorar conhecimentos e habilidades que lhes proporcionaram uma base sólida para enfrentar os desafios que encontrou ao longo da sua trajetória profissional. “Acredito que toda a formação que recebi na UFT foi primordial para desenvolver uma visão ampla e crítica sobre as questões ambientais, e para entender a importância de ações coordenadas e eficazes no licenciamento ambiental e na fiscalização e combate aos crimes ambientais. Por isso, a UFT ocupa um lugar especial na minha vida, não só por ter me proporcionado uma formação de qualidade, mas também por ter me permitido desenvolver um senso de responsabilidade social e ambiental que me acompanha até hoje”, afirma ele.
“Após tantos anos trabalhando e estudando na UFT, e olhando hoje para o nível dos profissionais que ela ajudou a formar, é fácil observar o importante papel que ela desempenha na sociedade, especialmente na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Cerrado. Sou grato pela oportunidade de ter estudado na UFT, e sinto-me honrado em poder levar adiante o conhecimento e valores que adquiri lá com todas as pessoas com as quais eu me relaciono”, comenta Wallace, emocionado. Seus votos são para que a UFT continue sendo uma referência em educação inovadora, inclusiva e de qualidade, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.
Desenvolvimento local
Ana Reis Taveira Santos se formou no curso de Tecnologia em Turismo Patrimonial e Socioambiental, no Câmpus de Arraias, da UFT, em 2019. “Durante o curso eu me identifiquei muito com ecoturismo e pelas aulas práticas eu percebi que podia seguir nessa área”, contou ela que depois de formada abriu a empresa Trilhando com Elas.
Ana afirma que a UFT foi fundamental neste processo: “A UFT contribuiu em tudo, pois eu aproveitei todos os eventos possíveis, todas as aulas práticas e disciplinas ofertadas, cada uma com um aprendizado diferente e troquei muita experiência no decorrer do curso”.
Toda essa experiência permitiu que ela oferecesse aos seus clientes trilhas e aventuras com condutoras locais, como ela, fomentando o turismo em sua região. Outro ponto forte do projeto, é que o Trilhando com Elas até hoje é composto somente por mulheres: “Representa a presença feminina em áreas que antes não era comum, representa nossa força e a composição do nosso espaço”. Sua intenção é cada vez mais ampliar seu negócio, fomentando o turismo local na região, com responsabilidade e ajudando a impulsionar o comércio local.
20 anos da UFT
Em 2023, a Universidade Federal do Tocantins celebra seus vinte anos de existência, com muita alegria, e convida a todos a conhecerem um pouco de sua história e participar da festa. Acompanhe a série Especial UFT 20 anos pelo portal (https://www.uft.edu.br/) e nos perfis oficiais da instituição nas redes sociais.