Esse site utiliza cookies
Ensino a distância abre portas e realiza sonhos da formação acadêmica
Os cursos de ensino a distância ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) levam oportunidades àquelas pessoas que sonham em ter uma formação superior. É o caso de quatro alunos, apresentados abaixo, que tiveram a oportunidade de fazer um curso EaD pela UFT e hoje são destaques em suas áreas de formação e fazendo a diferença em suas comunidades. É o ensino a distância abrindo caminhos para aqueles que muitas vezes não têm tempo para frequentar uma faculdade, ou para aqueles que moram afastados de instituições de ensino superior.
Bastante dedicação
Para muita gente, curso a distância é sinônimo de diploma fácil, rápido e sem grandes exigências. Para Frankinaldo Pereira Lima, também era assim, até que ele começou, em 2013, a cursar as aulas da graduação em Licenciatura em Química a distância, na UFT, um projeto piloto de uma das principais universidades públicas do país. “Quando soube do projeto da UFT, não tive dúvidas. Pensava que seria fácil, mas tive que me dedicar bastante”, afirma Frankinaldo, que hoje exibe o diploma universitário na parede. O curso de Licenciatura em Química veio no fim do ano de 2016, depois de quatro anos de aulas, e Frankinaldo aproveitou a oportunidade para fazer o curso de Licenciatura em Física também pela EAD. “Hoje, sou professor do IFTO - Câmpus Gurupi, e me dedico no Ensino de Química, principalmente com jogos e atividades lúdicas e aprendizagem por meio do lúdico adaptados para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Elaborando vários jogos como, por exemplo, Batalha Naval Química Adaptada à Libras, que recebeu prêmio de melhor prática educativa de inclusão no III Expociências, no Câmpus Grajaú, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa também foi premiada com Menção Honrosa no “XXXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Química (ENEQUI)”, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Comprometimento de todos
Leandro Ferreira da Silva é da primeira turma do curso de Biologia EAD da UFT, polo de Araguaína, formado em 2011. Hoje, Leandro é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Pará (IFPA) e também é docente na Universidade do Estado do Pará (UEPA), além de fazer doutorado em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Leandro ressalta que enquanto aluno do curso EAD da UFT “o grande diferencial sempre foi o comprometimento da gestão, dos professores e alunos. Sempre havia o apoio para os estudos e também para prosseguirmos com o curso, pois ser aluno de um curso EAD tem que ser mais autônomo na busca e pesquisa de informações. Tínhamos uma turma unida, fazíamos grupos de estudos e contávamos com o apoio dos professores que sempre davam muitas aulas práticas, e realizamos muitas viagens também para complementar nossos estudos”, explica. Leandro ressalta que o curso foi significativo para a sua carreira profissional.
Experiência única
Eleni Ribeiro é da comunidade Quilombola Malhadinha em Brejinho de Nazaré-TO e cursou Licenciatura em Química no polo de Porto Nacional. Sua época de estudos ela resume como sendo uma experiência única, porém cita que não foi nada fácil. “Passei por muitas dificuldades devido a falta de internet em minha comunidade, pensei muitas vezes em desistir, mas, tive muito apoio de professores, tutores, colegas e de toda equipe. Então, fazer um curso EAD para uma mãe de família, como eu, é bem melhor do que um curso presencial, pois assim tenho tempo para estudar e também estar com a minha família ao mesmo tempo. Apesar de tudo, foi a realização de um sonho fazer esse curso. Hoje posso trabalhar no que gosto, ser educadora e ajudar minha família e minha comunidade”, ressalta.
"Diferença em minha vida"
Paulo Eliardo Lima, atualmente, é Guia Regional, Biólogo e Mestre em Recursos Naturais do Cerrado e mora em Cavalcante - GO, Chapada dos Veadeiros. Porém, para chegar até aqui, ele contou com uma grande oportunidade, que foi cursar Biologia EAD, na UFT – Câmpus de Arraias. “Na época (2012) foi aberta a seleção para o curso de Biologia e foi uma oportunidade ímpar para mim, pois em Cavalcante só havia graduação em Pedagogia, que não era minha vocação, somado ao fato de que eu não tinha condições e nem vontade de morar em outra cidade para estudar. Assim, graças ao Consórcio Setentrional de Licenciatura em Biologia a Distância, na modalidade semipresencial, consegui realizar o grande sonho de fazer um curso superior”, destaca. Lima enfatiza que a Licenciatura em Biologia na modalidade EAD lhe proporcionou conciliar a graduação com atividades profissionais, sem a necessidade de abandonar outros projetos. “O formato de curso semipresencial também promoveu muitos conhecimentos práticos e a interação com pessoas de diversas cidades e até de regiões e estados diferentes”, comenta. “Com isso, sou grato à equipe da UFT, da Biologia EaD do Câmpus de Arraias, pela oportunidade de crescer intelectualmente o que me abriu portas; e agradeço em especial à professora do curso e minha orientadora, a Dra. Maria Luíza de Freitas Konrad, pelo incentivo em permanecer e concluir um curso superior, eu que vinha de muitas desistências na academia, hoje sou um profissional capacitado e feliz com a profissão de biólogo que exerço com competência”, conclui Lima.