Esse site utiliza cookies
Equipe de enfermagem recebe capacitação para atuar em paradas cardiorrespiratórias
Cerca de 80 profissionais da enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam capacitação nos dias 04 a 07 de dezembro para a realização do atendimento nas situações de parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente intra-hospitalar. Além da teoria, o primeiro módulo do curso contou com moldes dos protocolos internacionais, utilizando-se de estações práticas com simulações com bonecos e os equipamentos utilizados nas situações de emergência que se aproximam mais da realidade vivenciada no cotidiano.
O evento foi realizado pela Divisão de Enfermagem, com apoio da Divisão Médica e Divisão de Gestão do Cuidado. Participaram como facilitadores os médicos do HDT-UFT, Lincoln José da Silva Júnior, Mauricio Teixeira, Márcio Miranda Brito, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, Marcelo Athayde; o fisioterapeuta Rossine Ambrósio Alves; as enfermeiras do Samu, Tatiane Vasconcelos e Áurea Aldenes Santos, e o Enfermeiro Malaquias Júnior de Lacerda.
A Chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz fez um balanço bastante positivo da capacitação e disse que alcançou as expectativas. “Conseguimos atingir o objetivo de qualificar dois terços do quadro de pessoal de enfermagem para o atendimento de parada cardiorrespiratória intra-hospitalar e assim organizamos o atendimento das situações de PCR nos moldes dos protocolos internacionais de atendimento, visando o aumento da sobrevida dos pacientes atendidos”, concluiu.
Para a enfermeira Izabel Gonçalves, este foi um dos melhores cursos já executados. “Não só pelo material ofertado (teórico e prático) como também pelo alto grau de conhecimento dos profissionais envolvidos, atuando como instrutores. O momento da PCR é uma situação estressante no hospital, a qual requer calma e ao mesmo tempo agilidade e segurança dos profissionais. Acredito que os participantes tenham ficado bastante satisfeitos com o treinamento. A educação continuada é essencial para os profissionais de saúde; após o treinamento, sinto-me mais preparada para atuar em uma parada cardiorrespiratória, principalmente por se tratar de um hospital universitário”, relatou.
Já a enfermeira do Samu, Áurea Aldenes de Sousa Santos, que atuou como facilitadora, considerou o treinamento como bastante produtivo. “Foi muito proveitoso o envolvimento dos participantes e a troca de experiências. Prestamos serviços semelhantes com o mesmo objetivo de salvar vidas, então esse alinhamento é muito importante, além de ser fruto de uma parceria que deu certo”, disse.
Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.