Atenção!
Estudante de Medicina é selecionada para estágio no Hospital das Clínicas da USP
A estudante Sthefanny Alves Ferreira, do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi selecionada para realizar um estágio extracurricular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. A vivência acontecerá entre os dias 02 a 14 de fevereiro de 2025, no Departamento de Pediatria.
A oportunidade surgiu por meio do programa de estágios extracurriculares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), destinado a alunos de instituições conveniadas, como a UFT. Sthefanny explica que, ao procurar formas de melhorar seu currículo para o processo de residência médica, percebeu a importância de estágios certificados. "Eu sabia que seria difícil encontrar essas oportunidades em Palmas, então comecei a procurar fora. Encontrei o edital no site da USP nos últimos dias de inscrição e decidi me candidatar", conta a estudante.
O processo seletivo ocorre semestralmente e avalia critérios como histórico acadêmico com coeficiente de rendimento, além da agilidade no envio dos documentos exigidos.
Sthefanny vê no estágio uma chance única de vivenciar a prática médica em um centro de excelência e também de sanar dúvidas sobre sua escolha de especialidade. "É agora que eu vou poder ter essa experiência, essa vivência num hospital de ponta da melhor universidade do Brasil, um hospital que funciona muito bem, que tem o melhor serviço. Então, podendo ter esse contato com o melhor, aí eu vou conseguir saber se realmente é a pediatria que eu quero ou se eu descarto ela de vez", afirmou.
Para a estudante, essa oportunidade é uma chance de ampliar seus horizontes e se preparar melhor para o seu futuro como médica. "Eu acho que essa oportunidade é muito boa até mesmo para questão de abrir leques, em relação a você ter mais ambição na hora de escolher qual processo seletivo você vai prestar e em qual local você vai fazer residência. Conhecer um serviço com os melhores profissionais do país, então entrar em contato, fazer networking com esses profissionais, vai ser muito bom para desenvolver não apenas o meu campo teórico, o meu campo prático, mas também o meu campo de vida." completa Sthefanny,
As expectativas da estudante para o estágio incluem vivenciar a prática da especialidade de seu interesse, ampliando sua compreensão teórica e prática. Além disso, ela deseja fortalecer sua preparação para o mercado de trabalho e representar positivamente o nome da UFT.
