Esse site utiliza cookies
Estudantes de Serviço Social visitam ONGs em Miracema e fortalecem parceria entre Universidade e comunidade
Estudantes do 6º período de Serviço Social, do Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), matriculados na disciplina CCEx III: Políticas de Proteção e Seguridade Social II, realizaram visitas técnicas às Organizações não Governamentais (ONGs) Associação Ação Social Jesus de Nazaré e Associação Aliança para um futuro melhor (Aliar), nos dias 2 e 3 de julho. As visitas, acompanhadas pela professora Débora de Paula Bolzan, tiveram como objetivo aproximar a Universidade da comunidade externa, promover a troca de saberes e a cooperação entre diferentes setores da sociedade, além de contribuir para a formação dos futuros assistentes sociais.
A Associação Ação Social Jesus de Nazaré, fundada em 2013, desenvolve projetos sociais voltados para a qualificação profissional e o atendimento de pessoas em situação de pobreza, além de oferecer serviços nas áreas de esportes, cultura e lazer. Já a Associação Aliança para um futuro melhor (Aliar) , fundada em 2012, atua com foco na promoção da cidadania e na defesa dos direitos humanos, por meio de ações de assessoria jurídica, acompanhamento familiar e atividades de educação popular.
Durante as visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade das ONGs, suas estruturas, equipes de trabalho e os projetos desenvolvidos. Também puderam dialogar com os profissionais das instituições, trocar experiências e compartilhar conhecimentos.
As visitas técnicas às ONGs fazem parte das Ações Curriculares de Extensão da disciplina CCEx III: Políticas de Proteção e Seguridade Social II. A partir da experiência vivenciada, os estudantes poderão contribuir para o planejamento das ações do próximo semestre, buscando atender às demandas da comunidade e fortalecer a parceria entre a Universidade e o terceiro setor.
A professora Débora Bolzan destaca a importância da iniciativa para a formação dos futuros assistentes sociais:
"Tais instituições são campos de trabalho de assistentes sociais, por isso, as visitas institucionais tiveram o intuito de aproximar Universidade e instituições da comunidade externa, de promover a troca de saberes e a cooperação entre Universidade e outros setores da sociedade", afirma.
As ações de extensão da UFT visam contribuir para o desenvolvimento social das comunidades, por meio da troca de saberes e da realização de atividades que promovam a cidadania e os direitos humanos. A parceria entre a Universidade e as ONGs de Miracema é um exemplo dessa atuação, buscando fortalecer o trabalho social e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.