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Estudantes do curso de Direito promovem palestras e roda de conversa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas
No dia 15 de junho de 2024, estudantes das disciplinas Introdução à Prática Extensionista e de Seminários Interdisciplinares I e II do curso de Direito, Câmpus de Palmas, realizaram palestras e roda de conversa no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas.
Orientados pelas professoras Cristiane Roque e Alyne Crystina Magalhães, vinculadas ao projeto Clínica de Direitos Humanos Dona Raimunda Quebradeira de Coco, a atividade reuniu estudantes e reeducandos em uma roda de conversa sobre a importância da educação no processo de autoconhecimento e transformação de suas vidas. A roda ocorreu após palestras dos estudantes sobre o acesso e a permanência na Educação Superior pública.
No diálogo, os estudantes de Direito e as professoras compartilharam informações detalhadas sobre os processos seletivos para ingresso no ensino superior, como o ENEM e o SISU. Além disso, foram abordadas as políticas de assistência estudantil, incluindo bolsas de estudo, programas de apoio psicossocial e moradia estudantil, que visam garantir a permanência dos alunos na universidade. A trajetória de alguns discentes no curso também foi explorada, haja vista a ação também ter buscado inspirar os jovens a vislumbrar um futuro positivo e de superação da realidade atual, ao passo que se destacou o papel transformador da educação superior em suas trajetórias pessoais e profissionais. Muitos estudantes relataram ser os primeiros em suas famílias a acessarem o ensino superior mesmo com as condições adversas da vida.
A professora Alyne Crystina explica de que forma esse momento foi importante para o aprendizado dos alunos e dos internos: “além de contribuir com o aprendizado dos internos, as ações de extensão realizadas pelo curso de Direito no CASE possibilitam que os acadêmicos possam conectar os conteúdos estudados em sala com a realidade prática da sociedade, sobretudo no que tange à privação de liberdade e seus diversos aspectos.”.
Para a acadêmica de Direito, Denice Benigno, “Foi uma experiência muito boa, eu gostei bastante e inclusive quero ir nas próximas vezes. Levar a educação para além da sala de aula, espero que eles tenham entendido a mensagem e acreditem que é possível mudar, que a sua realidade de agora não é o que te define”, conclui.
De acordo com a professora Cris Roque, coordenadora da ação, “abordar as formas de acesso e permanência na Educação Superior é essencial para contribuir com os programas de socioeducação. Tem a intenção de motivar os adolescentes e jovens para a educação formal e mostrar a eles que, ao concluírem a Educação Básica, existem formas de buscar uma formação profissional de nível superior, gratuita e de qualidade.”