Atenção!
Evento debate saúde mental nos três níveis de atenção do SUS na UFT
No último dia 24 de maio, ocorreu na Universidade Federal do Tocantins (UFT) o evento intitulado "A saúde mental nos três níveis de atenção do SUS". Organizado pela professora de Psicologia Juliana Biazze Feitosa, juntamente com os estudantes Júlia Almeida Arruda de Miranda e Luís Felipe Lima Ramos, do Estágio Específico I, o evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins e as Secretarias Municipais de Saúde de Miracema do Tocantins e Tocantínia.
A ação é um dos desbobramentos do estágio em Psicologia da UFT, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Miracema, e fez parte das atividades comemorativas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. O objetivo foi discutir a saúde mental sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de explorar a Clínica Ampliada e o Projeto Terapêutico Singular (PTS).
Entre os temas abordados na ocasião estão “Saúde Mental no SUS e o papel da RAPS: Discussão sobre a importância da RAPS na integração dos serviços de saúde mental” e “Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular (PTS): Conceitos e práticas para efetivar o PTS nos serviços de saúde”.
O evento atraiu um público de 120 pessoas, incluindo profissionais de saúde e acadêmicos da UFT. Durante o evento, o Curso de Psicologia apresentou um instrumento para formalizar o PTS, desenvolvido pelos discentes do estágio sob a orientação da professora Juliana. Este instrumento foi destacado como uma necessidade vital para os serviços de saúde mental.
Juliana conta, que os participantes elogiaram a iniciativa, destacando o papel fundamental da Universidade na produção e disseminação de conhecimento. O evento reforçou a importância da colaboração entre a academia e os serviços de saúde, promovendo práticas inovadoras e eficazes no cuidado à saúde mental.
