Esse site utiliza cookies
Folder em escrita de sinais é apresentado à comunidade surda em Palmas
Em função das comemorações do Dia da Educação dos Surdos e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi apresentado na última quarta-feira (27 de abril), no Centro de Atendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes, na capital Palmas, o folder em Escrita de Sinais para divulgação do Projeto Roteiro Geo-Turístico do Centro Histórico de Porto Nacional - ação de extensão do Câmpus da UFT em Porto Nacional. O evento teve palestras, relato de experiências das famílias da comunidade surda tocantinense e interação. A apresentação do folder foi feita pela professora Gabriela Otaviani, vice-coordenadora do Projeto Roteiro Geo-Turístico.
De acordo com os informes da coordenação do Projeto, a confecção do folder contou com apoios da Lei Aldir Blanc, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e da Superintendência de Comunicação (Sucom). "Agradecemos os apoios dados a esta importante ferramenta para inclusão social", diz a vice-coordenadora Gabriela.
O folder é parte dos materiais educativos elaborados em Língua Brasileira de Sinais obedecendo ao sistema de escrita de sinais Signwriting (signos desenhados que representam perfeitamente os sinais em Libras, configurando um registro de comunicação dos surdos alternativamente ao vídeo e ao Português escrito. Leia mais sobre o assunto aqui).
O folder está disponível para download aqui.
A ação de elaboração de materiais educativos em Libras relacionados aos pontos turísticos visitados pelo projeto do Roteiro Geo-Turístico também foi vencedor do IX Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, realizado em outubro do ano passado (leia mais sobre o assunto aqui).
O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é comemorado em 24 de abril, data que foi estabelecida para celebrar o uso e a regulamentação da forma de comunicação utilizada pela comunidade surda. Confira outras informações, projetos e ações do Roteiro Geo-Turístico na página do projeto.
Confira, abaixo, algumas imagens da apresentação do folder à comunidade surda.