Esse site utiliza cookies
Grupo de pesquisa em Mídias, Tecnologia e História da UFT publica livro digital
O grupo de pesquisa em Mídias, Tecnologia e História (Mitechis) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançou, nessa sexta-feira (24), o livro digital "Ensaios sobre usos e apropriações da cultura digital na pesquisa e ensino de História", pela editora Publicar. Cadastrado desde 2021 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Mitechis é coordenado pelo professor do curso de licenciatura em História da UFT, Dr. George Leonardo Coelho.
O e-book é resultado do I Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História realizado, online, pelo grupo de pesquisa, ainda em abril de 2022. Para a composição do livro, os organizadores do Mitechis convidaram professores, pesquisadores e profissionais, assim como alunos de graduação e mestrado do curso de História de Porto Nacional.
"Todo esse grupo se reuniu para realizar várias problematizações sobre os limites e possibilidades do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, seu impacto na cultura digital e na pesquisa em História", explica o professor George Coelho.
Conheça o Mitechis
Composto por doutores, mestres, especialistas, graduados e graduandos de diversas partes do país, o grupo de pesquisa proporcionou, desde sua criação, uma série de trabalhos por parte dos membros do grupo como orientandos ou orientadores em projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Cursos de graduação e especialização, além de dissertações de mestrado.
O grupo se dedica à produção acadêmica e a utilizar intensamente aquilo que é foco de suas produções: a interação entre as tecnologias digitais e a sociedade. Por esse motivo, faz uso de plataformas digitais e redes sociais de grande impacto para divulgar e realizar seus eventos.
O I Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História, realizado entre os dias 11 e 14 de abril de 2022, foi um dos destaques da trajetória ativa e produtiva do grupo de pesquisa. O evento foi composto por conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos e oficinas, cujo objetivo era apresentar o debate sobre o uso e as apropriações de TDIC em espaços institucionais e acadêmicos como novos caminhos para a produção de conhecimento.