Esse site utiliza cookies
Incubadora de Empresas da UFT firma parceria com empresas do Estado
Na última quinta-feira (4) duas novas empresas assinaram contrato com a Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). A partir de agora o projeto “Carne de Jaca” e “BIO 6 Sustentável” contarão com o apoio da Universidade por meio de bens e serviços que irão contribuir para criação e consolidação de suas empresas, colaborando com o crescimento do negócio e ajudando a minimizar o risco de erros, por meio de projetos e parcerias inovadoras.
Carne de Jaca
Maria Edivângela da Silva é a empreendedora que está à frente do projeto “Carne de Jaca”, ela conta que há dois anos descobriram a carne de jaca e começaram a beneficiar o produto e colocar no mercado: “De repente viramos uma Startup, depois uma empresa, fomos acelerados pelo Inova Amazônia e estamos agora com essa parceria com a Inovato, firmando e fortalecendo o nosso caminhar enquanto empresa”.
Ela acredita que o produto oferecido por eles, casa muito bem com os estudos que são feitos na universidade, com as perspectivas que saem da instituição, com a forma de agregar profissionais e por essas e outras peculiaridades, espera que essa relação seja cada vez mais fortalecida e a partir da Incubadora possa conseguir capitar, por exemplo, mais recursos. “Estamos no começo e isso é muito importante para o futuro da empresa, para maturidade, para tração, para expandir o produto para o mundo”, enfatizou a empreendedora.
Maria Joaquina Goulart, gestora da Incubadora de Empresas, que estava representando o coordenador Delson Henrique Gomes, explica que Edivângela está buscando inovação e estratégias para poder expandir no mercado e a incubadora por contribuir neste processo. “A parte da incubadora é trabalhar na gestão, em relação à capacitação dos gestores, do Network desses gestores nesse caminho do empreendedorismo”, enfatiza ela.
“A carne de jaca é uma inovação no Tocantins e por isso nós acolhemos o projeto. Ele tem uma pegada bem Tocantinense porque nós temos bastante jaca na região e ele está sendo produzido já com outra vertente que é uma parceria também com as outras áreas , tais como o curso de Engenharia de Alimentos. A Edivângela também tem uma possibilidade de parceria fora do Brasil, para fazer o enriquecimento dessa carne de jaca para que ela seja proteica. Ou seja, são várias vertentes para trabalhar com o produto, contribuir na evolução e comercialização com toda essa parte de gestão empresarial”, explicou Maria Joaquina.
Bio 6 Sustentável
A Bio 6 Sustentável é uma Startap que busca entregar soluções e produtos sustentáveis, ela é inspirada e motivada pela oportunidade de transformar e estão focados em desenvolver biomoléculas inovadoras que mudem a vida das pessoas. Para isso, eles criaram um novo paradigma no gerenciamento de resíduos e oferta de biocompostos sustentáveis. Para isso, eles pegam um insumo ambiental, como a casca do camarão e entregam biomoléculas na outra ponta para a indústria 4,0.
“O processo exclusivo para extração de quitosana desenvolvido não só tem um custo substancialmente mais baixo do que o processo tradicional, mas também não gera desperdício, é ecologicamente correto. Nosso processo é único, o que nos permite o aproveitamento integral da casca do camarão. O co-produto que 'fecha o ciclo' é o fertilizante de nitrogênio natural feito de matéria orgânica (não quitosana) na casca de resíduos que processamos”, explica Éber Eurípedes de Souza, um dos responsáveis pela empresa. Para ele, essa parceria com a Incubadora da UFT é muito significativa, pois entendem que grandes impactos e transformações só podem ser alcançada com muitas mãos: “Ter a parceria da Universidade, o know-row, a expertise, infraestrutura, isso nos ajuda bastante a poder crescer mais rápido e alcançar nossos objetivos”.
Saiba mais sobre a Incubadora de Empresas da UFT clicando aqui.