Atenção!
Inscrições ao Doutorado Interinstitucional em Educação Ufes/UFT são prorrogadas e podem ser feitas até 28 de outubro
Estão prorrogadas para até o dia 28 de outubro as inscrições para o processo de seleção do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação promovido pelas universidades federais do Espírito Santo (Ufes) e do Tocantins (UFT). O Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) tem como objetivo promover a formação de docentes das Instituições de Ensino Superior (IES, em nível de pós-graduação stricto sensu, e para a UFT são destinadas dez (10) vagas para servidores com titulação de mestrado (acadêmico ou profissional).
A prorrogação foi oficializada por meio de um aditivo ao edital de abertura, e pode ser conferido no link abaixo:
O programa busca formar doutores do quadro permanente de instituições situadas em regiões distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, impulsionando a produção acadêmica e fortalecendo as linhas de pesquisa dessas IES, com foco no atendimento das demandas de desenvolvimento local e regional. Além disso, fomenta a colaboração entre instituições de ensino, contribuindo para a disseminação do conhecimento em diferentes contextos.
O curso será presencial e trabalha três linhas de pesquisa: Educação, Formação Humana e Políticas Públicas; Educação e Linguagens e; Docência, Currículo e Processos Culturais. Há oferta de vagas para ações afirmativas para população negra e de indígenas; pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais e travestis).
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas através do email dinter.ufes.uft@gmail.com e o acompanhamento de cada etapa e dos resultados divulgados, em consonância com o cronograma do presente Edital, estarão disponíveis na página do Dinter, acessível por meio do endereço https://educacao.ufes.br/pt-br/dinter-ufes-e-uft.
As etapas do processo seletivo envolvem análise dos documentos comprobatórios, verificação de candidatos autodeclarados pretos(as) e pardos(as) e os inscritos para reserva de vagas à avaliação do projeto de pesquisa, prova oral sobre o projeto e avaliação curricular. A publicação do resultado final, conforme o cronograma, é prevista para 23 de dezembro de 2024, com previsão de matrícula para meados de 24 a 31 de março de 2025.
